Sem emenda - Pobre património
Por António Barreto
A discussão, sem fim, dura há
dezenas de anos. Vai tendo, conforme os tempos, problemas e soluções
diferentes. Que grau de prioridade deve ser atribuída à inventariação, à
preservação, ao estudo e à divulgação do património edificado? Muito? Tudo de
que precisa? Medianamente? Deixado ao mecenato privado? É mais importante do
que as “artes vivas” ou “performativas”, como se diz agora? Mais ou menos
importante do que a música, a literatura, a pintura, o cinema e a escultura?
Dentro da área vastíssima da cultura e do ponto de vista das politicas
públicas, o que é mais importante, o património erudito e a “alta cultura” ou
as artes e tradições populares? A investigação é mais importante do que a
divulgação? O estudo é mais urgente do que a disseminação popular e de massas?
A resposta mais fácil é aquela
que está no espírito de muita gente. Tudo é urgente, tudo é prioritário, não se
deve subestimar nenhuma área, todas as artes são importantes, todas as formas
de cultura são decisivas, todas as manifestações do espírito são
indispensáveis, o passado é tão importante quanto o presente e o futuro. São
conhecidos esses argumentos. Que não servem para nada, a não ser alimentar a
polémica e manter vivas as expectativas dos grupos de interesses.
A verdade é que é importante
estabelecer prioridades a partir de vários critérios: a beleza, a raridade, a
importância, o valor, o significado, o conhecimento, o contexto histórico, o
custo, o perigo de deterioração, a ameaça de destruição, o risco de apropriação
indevida… É difícil enumerar tudo. Mas o estabelecimento de prioridades tem de
responder a muitos desses critérios. Até porque nunca há dinheiro para tudo.
A prioridade política deveria ser
atribuída ao património histórico e cultural, nomeadamente o edificado. O
estudo, a investigação e a preservação deveriam ser as actividades
prioritárias. Certas áreas do património não deveriam nunca ser objecto de
apropriação privada ou mercantil. O mecenato privado de carácter comercial e
publicitário deveria ser uma faculdade acessória, discreta e condicionada,
sendo privilegiado o investimento público. As universidades, as associações
culturais, profissionais e científicas deveriam ser chamadas a colaborar. Os
monumentos deveriam ser rigorosamente estudados, investigados, acompanhados e
protegidos.
Entre a penúria pública e a
ganância privada, muitos monumentos vegetam sem meios nem técnicos. Visitei
recentemente alguns dos mais conhecidos: mosteiro de Alcobaça, convento de
Cristo em Tomar, convento de Mafra, torre de Belém, mosteiro dos Jerónimos,
igreja da Memória em Lisboa, ermida de Nossa Senhora da Conceição em Tomar, igreja
de São Vicente de Fora, santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, aqueduto
dos Pegões em Tomar… Em todos estes sítios, que sei serem alguns dos mais bem
arranjados, detectei progressos enormes, em comparação com o que se via há
trinta ou quarenta anos. Mais limpos, mais acessíveis, por vezes menos
abandonados. Mas ainda hoje há faltas e falhas imperdoáveis! O pessoal técnico é
insuficiente. Há miséria absoluta nas oficinas de restauro. É gritante a falta
de verba, de meios e de técnicos de restauro e de conservação. É diminuta a formação
técnica e cultural. São muitas as infiltrações nas paredes. Abundam a erva e
arbustos nos telhados. Há, por todo o lado, azulejos caídos e janelas
quebradas. Ainda se vêem alas inteiras arruinadas e claustros a caírem de
podre. Quase todos carecem de indicações e sinalização suficientes. Há, por
falta de condições de segurança, edifícios ou partes deles inacessíveis.
O que faz falta é enorme. Por
isso deve ser prioridade, em detrimento dos esforços feitos para agradar a
clientelas e à “intermediação eleitoral”. E em prejuízo do que “dá nas vistas”.
Sabemos que os monumentos não votam. Mas as pedras podem um dia cair sobre quem
não cumpre os seus deveres.
DN, 28 de Agosto de
2016
Etiquetas: AMB
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