24.12.16

Um ano para esquecer

Por Antunes Ferreira
Este ano que está prestes a acabar devia ter terminado quando começou – a 1 de Janeiro de 2016. Foram 366 dias dos quais a maior parte deles se pode classificar como negativos. Pelo menos, de acordo com a minha opinião. E para mim é melhor ter opinião – mesmo que má – do que não ter opinião nenhuma. De resto, e em abono do que escrevo, o homem é o único animal que tem e que a expressa. Que se saiba…
Foi um ano recheado de guerras, aliás como todos o têm sido. Nisso, portanto e infelizmente não foi excepção; mas os conflitos armados e letais abusaram e, pior sem se verem o seu fim. Poderá dizer-se que também não há aqui novidade pis os homens desde que desceram das árvores começaram a bater-se entre si o que foi o parto da guerra ou das guerras.
Estas foram eclodindo por todo o globo terrestre, originando desgraças, devastações, perdas humanas, enfim tudo o que os desvarios castrenses parem num desejo criminoso de auto destruição. Eles são sempre  detonados pela vontade dos políticos especialmente dos ditadores apoiados pelos que os alimentam, ou seja os fabricantes, os vendedores e os traficantes de armamento.
Neste contexto vigara a regra sem regras: quanto mais sangue – melhor. Porque também é sabido que sofre as guerras são as populações indefesas que em nada contribuíram para elas. Por isso muito se tem escrito sobre esse demoníaco acontecimento que nunca deixou de existir. São conhecidos textos entre ditados e de autores que tentam justificar os actos bélicos desde o latino si vis pacem, para belum  até ao escrito de Sun Tzu O verdadeiro objectivo da guerra é a paz…
Argumentos destes não mais do que uma tentativa aliás espúria de justificação do injustificável. A paz, essa, será realmente, a ausência da guerra? Então para quê a Sociedade das Nações? Então qual o motivo da Organização das Nações Unidas? Porquê a fundação da Comissão Europeia? E o Acordo Sobre as Armas Nucleares? E os acordos entre beligerantes que duram uns escassos dias e que quando são assinados já sabem as partes que nã serão cumpridos?
Mas há retrocessos da barbárie que eram impossíveis de prever como é a loucura do Daesh que não olha a meios para atingir os seus fins. E em qualquer lugar e em qualquer momento. É isso que caracteriza o terror e por isso o autodenominado Estado Islâmico (Isis) é uma organização terrorista. E como não se pode colocar um polícia ou um soldado junto de cada cidadão, vamos ver no que isto vai dar…

Todos estes considerandos que pecam pela repetição de coisas de que quase toda a gente sabe. E mesmo também não seja uma “novidade nova” – passe o pleonasmo… - tenho de mencionar que praticamente em simultâneo Donald Trump, o eleito presidente dos Estados Unidos da América e Vadimir Putin, presidente da Rússia declararam unilateralmente ser necessário aumentar o poder nuclear de cada um dos respectivos países.

Etiquetas: