5.1.17

No 12.º Aniversário do "Sorumbático"

Por António Barreto
.Meu Caro Carlos!
Pelo aniversário do Sorumbático, um copo de vinho do Porto de 2004 e parabéns para si. Para os seus colaboradores. Para os seus leitores.

É possível que o Sorumbático seja hoje uma relíquia. Talvez uma sombra do que era ou já foi. O número de colaboradores foi reduzido, o número de leitores deve ter diminuído em proporções colossais. As pessoas escolheram novos meios de comunicação. Parece que as “redes”, com especial relevo para o FaceBook (e agora o Twitter do Senhor Trump…), estão a tomar o lugar destes bons velhos blogues que deram tanta satisfação e proporcionaram tão boa discussão durante os 10 a 15 anos de vida. Mas ainda hoje se mantém. O seu Sorumbático é um deles. Ainda há quem não fuja para as redes e quem goste de manter uma modalidade de expressão, de reflexão e de diálogo mais ponderada, menos nervosa, menos exibicionista, mais serena. As outras “redes” mais rápidas, mais sintéticas, chamam pela simplicidade, tantas vezes pelo anonimato, sempre pelo alargamento de audiências sem limites… Não creio que haja verdadeira melhoria! Não me parece que se trate de efeitos positivos do progresso. Ou talvez seja mais simples dizer que não creio que se trate de progresso. Ponto final!

De qualquer maneira, meu caro Carlos, meu Caro Sorumbático, parabéns e encorajamento para continuar. E agradeço-lhe do coração o Jacarandá que você tão amistosamente mantém!
.
Um grande abraço
AB

Etiquetas: