22.10.17

Por favor, limpem as cabeças e as almas

Por Guilherme Valente
Por favor, limpem as cabeças e as almas, ponham de lado por uma vez a esquizofrenia de pensamento que continua a ser o mal que corrói a política, a sociedade, o mal que impede a democracia verdadeira que já podíamos ter. Porra, morreram já nem sei quantas pessoas, são demais as evidências do desleixo, da irresponsabilidade da inconsciência, incompetência de quem devia governar e não governa, são demais e apesar disso continua-se, continuam a encher-me o facebook com merdas de fanatismo insuportável! Não governam em nenhum registo, afinal, porque de facto nenhum deles, destes primeiros-ministros todos e dos amigos que escolhem, mesmo que algum o gostasse de fazer, não governam. Não governam porque não podem, nem sabem, nem têm a mínima experiência para o poderem fazer. Já nem refiro a intenção porque muitos deles até pensam que a política e governar são isto. Até conheço muitos deles e com o que digo não quero ferir pessoalmente ninguém. Os responsáveis somos de facto todos nós, eles também, claro, porque estão no "nós", todos nós os que falamos, escrevemos, votamos, de algum modo nos servimos e julgamos poder servir-nos desta vergonha que se eterniza. Nós que nos alimentamos e que alimentamos este horror de vida política social e, afinal, humana. Depois há os outros, os que são só vítimas e são cenário, que usamos. 
E o fanatismo vai agora ao ponto de se sujar a atitude certa de um PR, eleito, aliás, pela maioria dos Portugueses. Quero lá saber da hipertrofia para as câmaras ou não, quero lá saber das intenções escondidas dele, tal como não quereria saber das intenções de um primeiro-ministro ou ministro ou comandante não sei de quê que tivesse feito, fizesse, neste e em todos os campos da governação, o que o país precisa que se faca! 
E todos os outros fizeram o que fizeram ou não fizeram com que intenções escondidas? Quanto a mim sentir-me-ia um nojo humano se partisse do princípio, se desse abrigo à ideia repugnante de pensar que perante o desespero de uma Mãe que perdeu o único Filho, a abraçar-me e a pedir-me o que não lhe podia dar, alguém pudesse pensar na política, nas câmaras, nessa merda toda. Ah, mas o PR foi lá para isso... não me lixem! Queriam que ficasse em casa? Queriam que tivesse governado antes, em vez do Governo? E os outros foram ou não foram lá porquê e para quê, esses que hoje são do PS e ontem seriam os do PSD ou, infelizmente, de outros partidos quaisquer? Eu acho que foram para tentarem fazer alguma coisa, como pode um ser humano no lugar deles ter ido lá por outra razão? Fazer o que, infelizmente não sabem fazer, nem sabem o que fazer, nem teriam força, capacidade pessoal, alma para fazerem (eu infelizmente conheço e até vi trabalhar alguns deles). 

Por favor não ponham mais lixo que vá ter à minha página do facebook, lixo que me apareça em casa, já chega o que levo na sola dos sapatos. Ponham liberdade de pensamento e consciência, análise crítica, vontade de não se enganarem a vós próprios. Estou farto de sectarismo e de estupidez e agora de clara cega desumanidade. Sejam, como queriam Confúcio, Sócrates e os grandes clássicos Gregos (para referir os mais antigos) iguais a vós próprios em cada momento, isto é, APENAS FIÉIS À VOSSA CONSCIÊNCIA, "iluminada por uma permanente abertura a todas as ideias novas ou velhas e a mais rigorosa análise crítica de todas elas", como escreveu inspiradamente Carl Sagan. 
Estou indignado. E não é para as câmaras.

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Subscrevo inteiramente.

22 de outubro de 2017 às 15:47  
Blogger Ilha da lua said...

Subsrevo

22 de outubro de 2017 às 16:52  
Blogger José Batista said...

Obrigado, querido Guilherme Valente.
O meu sentido abraço.

JB

22 de outubro de 2017 às 23:31  

Enviar um comentário

<< Home