26.10.18

Militares Ontem, Bolsonaro Hoje

Por Joaquim Letria
Há 50 anos vivi no Brasil, para onde fora enviado pela Associated Press, como reforço do escritório de São Paulo, e ali pude assistir à imposição do Acto Institucional 5 (AI5) que foi a tomada do poder pela Ditadura Militar.
Recordo-me como se fosse hoje. Eu estava em Olinda, entrevistando D. Helder Câmara, e recebi no meu hotel no Recife uma mensagem de Nova York a avisar-me do que se passava. Apanhei o primeiro avião que saiu para São Paulo onde encontrei os tanques na rua e os militares espalhados pela maior e mais importante cidade do País, situação que ocupou todos os jornalistas americanos, brasileiros e este vosso português que ali ocupavam o movimentado escritório da AP na Rua do Marechal Quedinho.
Começou assim um dos períodos mais negros da História do Brasil, com o desencadear de prisões arbitrárias, sequestros e mortes, situação que se prolongaria ao longo de 17 anos. Lembro-me que quatro dias depois de ter aterrado em São Paulo proveniente do Recife recebi guia de marcha para ir para Brasília, então a jovem capital daquele fascinante País para me encontrar com os mais destacados políticos dos principais partidos, muitos deles ainda atordoados pela rapidez, eficácia e violência da intervenção dos militares que suspendiam todos os direitos cívicos e humanos impondo uma das mais brutais ditaduras de que há memória no século XX.
Os militares não haviam perdido tempo, desencadeando uma guerra negra com violentas explosões, assaltos a bancos, roubo de explosivos de pedreiras e brutais assassínios todos estes actos executados de modo a poderem ser atribuídos à esquerda. Hoje, há confissões e documentos que comprovam  a veracidade destes actos terem sido desencadeados de modo a servirem para a preparação e justificação do golpe.
Os atentados, assassínios e assaltos foram executados por um grupo de paramilitares cuja maioria era originária da chamada Força Pública, na verdade um ramo da Polícia Militar que executou 16 atentados à bomba, assaltos diários a bancos, execuções sumárias e roubos de explosivos de pedreiras, tudo isto sob o comando dum tal Aladino, criminoso impiedoso, cujo papel é hoje conhecido ao pormenor em documentos e autos que entretanto foram libertados.
Tendo vivido tudo isto, quando vejo um candidato à Presidência como Bolsonaro colocar-se numa posição que pode valer a vitória de eleições democráticas fico com uma grande mágoa porque o povo brasileiro não merece sofrer mais para além de tudo o que já sofreu. Os responsáveis por isto são os partidos de esquerda que se descredibilizaram e a vulnerabilidade da população à propaganda selvagem dum louco que pode arrastar grande parte dela para a prática duma violência e dum clima de medo que já devia ter desaparecido para sempre.
Publicado no Minho Digital

Etiquetas:

6 Comments:

Blogger SLGS said...

Subscrevo, sem qualquer dúvida, o último parágrafo.
Quanto ao restante texto, são factos vividos e relatados por um prestigiado jornalista e acredito neles. É este crédito, acrescido de outros conhecimentos que detenho, que me permitem subscrever o último parágrafo.

26 de outubro de 2018 às 17:48  
Blogger opjj said...

Caríssimo, talvez fosse bom identificar o porquê da esquerda ter culpas. Assim uma espécie de lava-mãos, tudo se perdoa e só os outros carregam, não.
Só falta votarmos pelos brasileiros.
Cumps.

26 de outubro de 2018 às 18:00  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Contacto com gente do Brasil, e só me falam da corrupção e da violência.
Esta anda pelos 60-65 mil mortos por ano!
Aquela não é só ao nível mais baixo da sociedade, mas vai até lá acima, aos deputados e, porventura (?), ao governo.
.
É o caldo de cultura habitual para os demagogos e "salvadores" deste mundo.
Já vimos esse filme muitas vezes.
Só não vemos é uma AUTOCRÍTICA da esquerda, que ajudou a abrir este caminho.

26 de outubro de 2018 às 18:56  
Blogger José Batista said...

O texto de J. Letria, mais que um texto é uma «radiografia».
Que fica mais «esclarecida», relativamente à actualidade, pelo comentário de C. M. Ribeiro.
Para onde vai o mundo, eu não sei.
Mas receio.

26 de outubro de 2018 às 19:19  
Blogger Ilha da lua said...

O mundo está a tornar-se um lugar perigoso...A radicalização política começa a generalizar-se!Os partidos democráticos parecem distraídos ...

28 de outubro de 2018 às 01:23  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Ilha da Lua
Sim, eu vejo aqui, no microcosmos de Lagos, o que se está a passar.
Bandos de vagabundos e arruaceiros fazem o que querem, perante a mais espantosa passividade dos poderes públicos (PSP e autarquia).
Já começam a aparecer convites para milícias populares e até já temos um admirador de Bolsonaro que se vai candidatar a Presidente da CML para meter a cidade na ordem!

30 de outubro de 2018 às 16:37  

Enviar um comentário

<< Home