13.7.19

A propósito das eleições europeias

PRONTO!, está aí a chamada “silly season”, que nos traz os inevitáveis conselhos com que jornais e revistas enchem páginas sem conta, porventura fazendo “copy/paste” de uns anos para os outros: “Beba muitos líquidos, evite as horas de maior calor...” — e por aí fora, à mistura com recomendações “culturais”, com destaque para a chamada “literatura de Verão”: livros com poucas páginas, letras grandes, margens generosas e — obviamente — versando temas ligeiros. Assim sendo, eu também sugiro aos leitores um livro divertido: o “Ensaio sobre a Lucidez”, de Saramago.

Acreditem que, lida agora, a obra é bem divertida — basta dizer que a história começa numa assembleia de voto portuguesa, onde uma dúzia de representantes do Partido da Direita (p.d.d.), do Partido do Meio (p.d.m.) e do Partido da Esquerda (p.d.e. ) se preparam para receber os cidadãos eleitores. Mas surge um problema: as horas vão-se escoando, e votantes... nem vê-los! O que se estará a passar? Alvitram, então, que a causa é a chuva, pois, se no Verão a culpa é do Sol, porque não há-de agora ser da chuva? O pior é que ela pára... e nada de eleitores! 
E mais não adianto — apenas revelo que o acto eleitoral é repetido na semana seguinte, por respeito ao curioso hábito de fazer votações sucessivas até que elas dêem o resultado pretendido.
Como já se percebeu, o livro de Saramago, lido depois das últimas europeias, parece futurologia, visto que já em 2004 estava lá tudo o que agora ouvimos aos analistas encartados que tratam os eleitores de burros para baixo, como seres estúpidos e indignos da Democracia.

Há, no entanto, uma diferença de monta entre a realidade actual e a que Saramago refere: enquanto os “seus” políticos do p.d.d., do p.d.m. e do p.d.e. estão VERDADEIRAMENTE preocupados com o desinteresse dos eleitores, os actuais limitam-se a FAZER DE CONTA que o estão, mal escondendo que a abstenção lhes interessa, pois não falta o que poderiam fazer para a reduzir — e não fazem. Sim, já existem, por esse mundo fora, eleições simultâneas com outras, voto electrónico (por internet e até por telemóvel), votação em mais do que um dia ou por procuração, cadernos eleitorais sem mortos, e — acima de tudo — a possibilidade de exercer esse direito em qualquer mesa de voto, o que é vital em alturas como esta, em que muitos milhares de eleitores estão longe das suas residências.
Mas talvez o mais desmobilizador tenha sido ouvir os “partidos do arco do poder” a proclamarem que os nossos votos se destinavam a julgar o Governo, nada tendo a ver com a Europa — acerca da qual, muito coerentemente, nada nos disseram; e é nessa linha de raciocínio manhoso que os vemos a fazerem contas aos votos obtidos como se eles antecipassem os que vão ter em Outubro.

Esperam-nos, pois, mais uns quantos malabarismos, fazendo como os antigos publicitários que, face a um determinado detergente que tinham de promover, começavam por perguntar às donas-de-casa o que pretendiam, para depois anunciarem que o produto (já fabricado, e apenas a aguardar lançamento!) tinha precisamente essas características. Da mesma forma, vamos ver políticos a inventar “causas & bandeiras ad-hoc”, porventura recorrendo a empresas especializadas em estudos de opinião, que saberão dizer-lhes o que é que os eleitores querem ouvir — e eles assim farão, no que será uma atitude “marxista”, pois é a Groucho Marx que se deve a deliciosa frase «Estes são os meus princípios. Se você não gosta deles, eu tenho outros».

.
CMR – “Correio de Lagos” de Jun 19

Etiquetas: ,

5 Comments:

Blogger Carlos Esperança said...

Tenho saudades da «carta branca» publicada durante anos no Expresso.

13 de julho de 2019 às 16:06  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Obrigado, caríssimo.
Abraço

14 de julho de 2019 às 10:30  
Blogger José Batista said...

Muito bem, caro Medina.
Pensando assim e escrevendo assim, não se percebe porque não temos mais textos seus por aqui.
Até para que a estação que vivemos não seja tão futilzinha. Esta e as outras, do ano inteiro.
Vai ver que não custa nada. E o pessoal agradece.
Abraço.

JB

15 de julho de 2019 às 21:06  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Obrigado, caro JB
Abraço

16 de julho de 2019 às 09:16  
Blogger Ilha da lua said...

Se ,o JB permitir,subscrevo o seu comentário .

16 de julho de 2019 às 16:51  

Enviar um comentário

<< Home