4.9.21

No "Correio de Lagos" de Agosto de 2021



Este é mais um caso incompreensível de placas toponímicas onde são omitidas as datas de nascimento e morte das pessoas homenageadas (e que, neste caso, são, respectivamente, 1554 e 1578), além de que também não faltava espaço para se escrever “16.º Rei de Portugal”.

Já agora, dá que pensar que um documento da CML, ainda por cima bilíngue, indique 1579 em vez de 1578!


De facto, D. Sebastião, tendo partido de Lisboa no dia 24 de Junho de 1578, desembarcou em Lagos no dia 26 e, depois de rezada a famosa a missa campal, seguiu para Cádis, onde chegou no dia 28. Daí, e à frente de uma armada de 800 navios, partiu para África a 7 de Julho, e, menos de um mês depois (a 4 de Agosto), encontrava a morte em Alcácer Quibir, dois anos antes da perda da independência; e, apesar de ainda terem aparecido alguns indivíduos a fazerem-se passar por ele, não há grandes dúvidas de que Sua Alteza Real não sobreviveu, muito menos até ao ano seguinte...
.

NOTA: Dado que o erro figura num documento em formato digital, aguardamos a respectiva correcção, prometendo voltar ao assunto no próximo aniversário da fatídica batalha — se ainda por cá andarmos, claro.

Etiquetas: ,