A União Internacional de Ciências Geológicas...
A União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS) anunciou a lista dos Segundos 100 Sítios do Património Geológico IUGS no 37º Congresso Geológico Internacional (IGC) em Busan, República da Coreia.
O anúncio foi feito pelo presidente da IUGS, John Ludden, Stanley Finney, secretário-geral da IUGS e Asier Hilario, presidente da Comissão Internacional do Património Geológico, em 27 de agosto, durante um evento especial do 37º Congresso Geológico Internacional.
Mais de 700 especialistas de 80 nações e 16 organizações internacionais participaram nesta empreitada global, que consolida o reconhecimento do património geológico pela IUGS.
Entre os Segundos 100 Geossítios encontra-se o Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém – Torres Novas, vulgarmente conhecido como “Pedreira do Galinha”) que, em conjunto com a Pedreira de Vale de Meios (em processo de classificação), foram eleitos sob a designação “Middle Jurassic Dinossaur Footprints from the Serras de Aire and Candeeiros”. Cientificamente, os dois locais são absolutamente excecionais no que concerne à idade, dimensão e qualidade das pegadas que apresentam. O tipo de pegadas (essencialmente de grandes saurópodes nas Pedreira do Galinha e de terópodes, de menores dimensões em Vale de Meios), complementam-se muito bem e por isso foram classificados em conjunto.
A proposta foi apresentada por Luís Lopes (Universidade de Évora, Instituto de Ciências da Terra e Associação Portuguesa de Geólogos), Artur Sá (Universidade de Trás-os-Montes de Alto Douro e Centro de Geociências), Jorge Carvalho (Laboratório Nacional de Energia e Geologia), Lia Mergulhão (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), Mário Cachão (Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Instituto Dom Luiz) e António Galopim de Carvalho (Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).
Os Segundos 100 Sítios do Património Geológico da IUGS, assim como os Primeiros 100, recebem o reconhecimento da IUGS porque são do mais alto valor científico. Eles são as melhores demonstrações mundiais de características e processos geológicos. Eles são locais de fabulosas descobertas da Terra e de sua história. São locais que serviram para desenvolver a ciência da geologia. Estão localizados por todo o mundo e são geologicamente diversos. O reconhecimento e a visibilidade dos “Second 100” pelo IUGS podem levar à sua maior valorização, à sua utilização como recursos educativos e, mais importante, à sua preservação.
O ebook dos Segundos 100 Sítios do Património Geológico IUGS pode ser descarregado diretamente aqui:
https://iugs-geoheritage.org/publications-dl/IUGS-SECOND-100-SITES-WEB-BOOK.pdf
Mais informações: https://www.iugs-geoheritage.org
Em Busan, República da Coreia
27 de agosto de 2024
A União Internacional de Ciências Geológicas
Para mais informações:
Dr. Asier Hilario / flysch@gipuzkoa.eus
Presidente - Comissão Internacional IUGS sobre Património Geológico
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home