12.8.21

Que belo país o meu!

Por C. B. Esperança

Quem, como eu, pensava, com algum humor e maior apreensão, que o coronavírus fora desenhado para matar a partir dos 66 anos e 4 meses, a idade que então vigorava para as reforhttps://ponteeuropa.blogspot.com/2021/08/que-belo-pais-o-meu_0983721944.htmlmas, assistiu atónito à opção de salvar os mais velhos em detrimento da segurança social e da produtividade.

Ao ver contrariar a lógica do lucro, a ilusão do crescimento perpétuo do PIB, a ideia de que a felicidade e a riqueza são sinónimas, sinto-me grato a um Estado que ainda me quer vivo aos 78 anos.

Até a Europa de que sou orgulhoso cidadão, a Europa laica e republicana, a herdeira do Renascimento, do Iluminismo e da Revolução Francesa, deu o exemplo de solidariedade na compra comum de vacinas e no esforço coletivo de impedir o colapso das economias mais débeis.

Sabendo que Portugal vacinou ainda poucos jovens adultos, mas raros países vacinaram tanto os mais velhos, sinto redobrado orgulho, não pelo benefício próprio, pelo exemplo que constitui.

Um país mais próximo de Marrocos do que da França, que em 4 décadas passou de 4 anos de escolaridade obrigatória para 12, que criou o SNS, cuja qualidade não teme confronto com o dos países mais avançados, que deixou de ser só de emigrantes para se tornar um país de acolhimento, que integrou 1 milhão de retornados e terminou a guerra colonial, que já leva em democracia quase tantos anos como os que sofreu de ditadura, penso que é um país onde vale a pena viver, e merece ser defendido de quem o denigre.

Num país sem censura, sem polícia política ou presos políticos, sem tortura, é possível combater quem nos governa sem medo de que nos prendam, torturem ou ostracizem.

Podem os nostálgicos e herdeiros do fascismo sentir comichão e azia, podem até ser os agentes do regresso, mas o exemplo do Portugal democrático há de perdurar, e os anos de democracia serão sempre o fermento para novas madrugadas.

Que belo país o meu!

Ponte Europa / Sorumbático

Etiquetas: