20.3.05

Bocas a alimentar

Foram precisos 17 séculos para a população mundial duplicar pela primeira vez, outros dois para duplicar pela segunda e menos de 100 anos para duplicar pela terceira vez, segundo os primeiros conceitos da moderna estatística.
Entre 1950 e 1987, passámos de 2500 milhões para 5 mil milhões. Só onze anos depois se alcançava o sexto milhar de milhão e o século XX terminaria com 6100 milhões de habitantes. A ONU prevê uma certa estabilização, no que resultará em 9000 milhões a população da Terra, na segunda metade deste século.
Hoje, há a consciência de não desperdiçar recursos escassos e mal distribuídos e países em vias de desenvolvimento reduziram a fecundidade mais depressa do que muitos industrializados. Na actualidade, a média de filhos por mulher desceu de 3,6 para 2,7.
Giovanni Sartori prevê que em 2025 dois terços da Humanidade não terão água e apoia as piores previsões do século XVIII de Thomas Robert Malthus, para diagnosticar a iminência dum colapso global. Sobre este pesadelo paira ainda a incerteza da nossa capacidade em gerar recursos e o surgimento de novos modelos de redução da fertilidade. Melhor educação feminina, maior desenvolvimento económico e mais pragmatismo podem atenuar os rigores da previsão de Sartori. E assim o mundo, uma vez mais, acabará por se salvar. Façamos figas...

Etiquetas:

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E a Santa Madre Igreja continua a opor-se ao planeamento familiar.
Não será pecado?

20 de março de 2005 às 22:28  
Anonymous Anónimo said...

Duplicar pela primeira vez ?
Que diabo de conceito é esse?
Não faz sentido se não se especificar a origem da contagem do tempo...
Pelo que se depreende, terá sido a data de nascimento de Cristo. Ok. Mas, quem é que, nessa altura, contava o pessoal? Em todo o mundo? Nem ninguém sabia o tamanho do mundo. Foi preciso esperar que os portugueses iniciassem o processo de globalização.

Sokal

21 de março de 2005 às 00:18  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Ó Letria, olhe que Sokal tem razão!
A 1ª duplicação da população foi há muito tempo - quando O Senhor criou a Eva...

CMR

21 de março de 2005 às 10:29  

Enviar um comentário

<< Home