2.5.05

Gente fina é outra coisa!

Citação: «Recordo que nas férias desse ano, na praia que habitualmente frequento, todos os jovens entre os 15 e os 20 anos me falavam com entusiasmo do Partido Popular e dos seus líderes, Manuel Monteiro e Paulo Portas» - José António Saraiva - EXPRESSO de 30 Abril 05

Que raio de praia (tão fina!) será essa, em que todos os jovens entre os 15 e os 20 anos são (ou eram...) reaças?

-oOo-

Há diferenças de monta entre um parvinho, um vaidoso e um snob - como muito bem sabe quem esteja atento à nossa realidade - futebolística, política, jornalística, etc.

Mas, pairando muito acima dessa pobre rapaziada tonta, há uma classe muito especial, descrita magistralmente por Pierre Daninos neste seu livro de 1973: são os snobíssimos.

É que, enquanto um snob-de-trazer-por-casa é capaz de ir às compras num Bentley com motorista, o snobíssimo deixa o mesmo Bentley na capoeira (ao pé do Jaguar...) e vai a pé, de bicicleta ou - quando muito - de Fiat-600...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E um snob-de-trazer-por-casa gaba-se de ir para uma praia onde só há putos do CDS-PP, enquanto um snob-como-deve-ser é capaz de procurar uma praia de pescadores, para ter a ilusão de "estar com o povo".

2 de maio de 2005 às 11:45  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Este delicioso livro já é raro, mas ainda se pode encontrar em alfarrabistas:

www.alfarrabista.com/autorDetalhe.php?idAutor=102580

2 de maio de 2005 às 11:57  

Enviar um comentário

<< Home