31.8.05
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10 Comments:
Foi devido a este problema que um dia o José Águas (salvo erro), ao assistir ao filme de um jogo em que tinha participado, ficou completamente baralhado...
Será que tem alguma coisa a ver com o facto das frequências de amostragem do som serem diferentes nos dois meios?
Nas películas não há "frequências de amostragem", é tudo analógico.
O som é gravado ópticamente numa faixa existente ao lado das imagens, sob a forma de uma linha que é depois lida por uma célula fotoeléctrica (ou mais, no caso de vários canais).
Nos primórdios, julgo que chegou até a ser uma película magnética, mas o problema é o mesmo.
RESPOSTA (e nova questão):
Os filmes em película são filmados e passados nas salas a 24 ips (imagens por segundo), enquanto a TV os passa a 25ips.
Assim, um filme-de-película dura sensivelmente 4% menos tempo na TV do que nas salas de cinema (e foi por isso que o José Águas ficou confuso quando viu o filme de um jogo na TV cuja duração aparente foi menor do que os 90 minutos!).
Ora, como a banda sonora do filme está "ligada" às imagens, o som de um filme desses, na TV, aparece ligeiramente mais agudo do que na origem.
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E é agora que vem o problema que aqui queria deixar:
O valor 25 ips é usado nos países em que a rede eléctrica ter uma frequência de 50Hz - e tem a ver com a sincronização das imagens.
Nos EUA, a rede eléctrica é de 60Hz e a TV, por motivo semelhante, funciona a 30 ips.
Será que, lá, os mesmos filmes de 24 ips são passados, na TV, a 30 ips?
Não sei. Já fiz a pergunta a vários "entendidos" mas ninguém me respondeu até hoje.
Se alguém souber a resposta, agradeço.
Tens toda a razão. Estava a pensar precisamente nos "frames" por segundo mas olvidei por completo que o som é registado nessa tal faixa lateral que é contínua.
Entretanto reparo que se nota que já sou da "era digital" - vejo bits em toda a parte! :)
Obrigado, mas mantenho a dúvida para o caso das 30 imagens (ou "frames") por segundo.
Deixo aqui o meu palpite. Se não acertar, paciência.
Nos países com a rede eléctrica a 60 Hz e não a 50, os filmes de 24 imagens por segundo não devem ser passados, tal e qual como estão, a 30 ips. A diferença já começaria a ser notada. O que devem fazer nesses países é repetir um fotograma de vez em quando, para que a acção se torne mais lenta, ou melhor, seja vista ao ritmo original. A existência de um fotograma com a duração de 2/30 de segundo no meio de outros com a duração de 1/30 de segundo deve passar despercebida aos espectadores.
Não sei a resposta, como disse.
Mas cortar fotogramas de filme corresponderia a cortar som (visto que a faixa sonora está rigidamente colada às imagens)
Caro Medina Ribeiro, fiz uma pesquisa na Net e descobri que, no caso dos sistemas de televisão a 30 fotogramas por segundo, os filmes a 24 fps não são passados tal e qual para a televisão, mas sim através de um aparelho que se chama telecine. Seria muito fastidioso explicar aqui como é que o aparelho funciona, mas deixo-lhe dois links que lhe dão essa explicação, embora em inglês. Um deles é do site "How Stuff Works", site este que é uma verdadeira preciosidade (aconselho-o a juntá-lo à sua lista de favoritos); o link é o seguinte: http://entertainment.howstuffworks.com/video-format2.htm . O outro link é da Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Telecine .
Muito grato!
Neste momento estou em Lagos, num ciber-café. Quando estiver em casa vejo com tempo.
Mas, pelo que consegui espreitar, parece não haver dúvidas que a explicação está lá!
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