4.8.05

A grande soluCÃO

A INDÚSTRIA têxtil portuguesa encontra-se perante um grave problema:

Tendo estado sempre baseada em baixos salários, não consegue agora competir com os países onde eles são ainda menores, como a China ou a Índia (*).

A solução pode muito bem passar por substituir os trabalhadores por animais - cães, chimpanzés, etc.


MAS o certo é que já está tudo inventado - como se pode ver nesta gravura de 1880, que ilustra um artigo publicitário de «máquinas-de-costura industriais accionadas-a-cão».

Aqui apenas se mostra o respectivo motor, que resolve o problema do accionamento, muitas vezes entregue ao esforço dos pés do trabalhador (M/F). A parte do trabalho-de-costura (propriamente-dito) é feito pelos tais chimpanzés-amestrados, que aqui não se mostram por falta de espaço.

No texto (aliás, muito sério), somos informados do óbvio: «a potência disponível depende da raça dos animais»

Portanto, a contribuição deste blogue é apenas sugerir que se usem os pitbull que têm sido apreendidos para os pôr a trabalhar no Vale-do-Ave, ajudando assim a desencalhar a indústria têxtil nacional.
-
(*) Como curiosidade, fique-se a saber que até o pobre Cambodja está a ser vítima desse problema pois, embora lá o pessoal ganhe pouco, na vizinhança há quem ganhe ainda menos!

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

GENIAL!! Parabéns pelo «achado»!

E.R.R.

4 de agosto de 2005 às 09:42  
Anonymous Anónimo said...

Mesmo que os chimpanzés sejam despedidos (com direito a Fundo de Desemprego?) sempre ficam os cães, e poupa-se na electricidade.

Assim, pelo menos a factura energética (das empresas e do país), o aquecimento global, etc, sempre melhoram...

:)

4 de agosto de 2005 às 10:03  
Anonymous Anónimo said...

Hmmmm....
Não será politicamente-incorrecto estar a falar-se de "raça"?

É que há gente muito sensível a esses assuntos!

Mesmo referir a "etnia" do cão pode criar problemas...

4 de agosto de 2005 às 10:25  
Anonymous Anónimo said...

E pata-de obra não vai faltar! Hoje, a grande notícia a nível mundial é o feito da equipa do cientista coreano (do sul) Dr. Woo Suk Hwang, que divulgou a primeira clonagem canina. Parece que a clonagem desta "etnia" é mesmo mais difícil do que a eventual similar humana. O cachorrinho chama-se Snuppy, nasceu de cesariana e é a nova mascote da universidade de Seoul. Pelas fotografias, é lindo! É filho de um galgo Afegão e de uma Labrador retriever, que também fez de mãe substituta. Fotografias e texto, entre outros, em http://theseoultimes.com

CC

4 de agosto de 2005 às 14:10  

Enviar um comentário

<< Home