19.8.05

Um duplo assalto

SEGUNDO nos informa hoje o «Semanário Económico», os Clubes da SuperLiga e da Liga de Honra devem 24 M€ ao Fisco o que, no entanto, não impediu nenhum deles de entregar na Liga certidões comprovativas de situação regularizada com o Fisco e com a Segurança Social.

Se não é perguntar muito:

Quem são os pândegos (ou pataratas) que passam essas certidões, numa farsa a que andamos a assistir há demasiado tempo? Não me arranjam também uma para mim?

É que eu tenho a sensação de que andamos a ser duplamente roubados :

Pelos clubes (que se apropriam de dinheiro que é nosso) e pelo Estado (que paga aos bricalhões que passam tais documentos).

Se estou a ser injusto, os visados que me desculpem - mas esclareçam-me primeiro.
---
NOTA: O mistério pode ter explicação:
Veja-se o que diz um leitor em «Comentário-1» e também a notícia completa "clicando" aqui.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Será que quem passa as certidões tem lugar cativo nos camarotes presidenciais dos clubes? Eu cá só vejo futebol na TV mas, quando mostram imagens, há por lá uns passarocos esquisitos!

CC

19 de agosto de 2005 às 11:34  
Blogger JLL said...

< conversa séria >

Apesar de ser, pessoalmente, anti-futebol (por muitos e variados motivos que para agora não interessam), gostava de deixar aqui um apontamento quanto a esta questão.

"Apesar de estas dívidas serem conhecidas e de todos os anos os clubes serem obrigados a comunicar à Liga Portuguesa de Futebol Profissional a sua situação fiscal, todos os clubes apresentaram as certidões que lhes permitem participar nas competições. As excepções são o Alverca e o Felgueiras, que este ano vão ser excluídos da Liga de Honra.
Publico Online, 19 de Agosto

A questão que se coloca aos clubes de futebol no início de época tem a ver com a apresentação de uma declaração de que estão em situação fiscal regular.

No entanto, o facto de se estar numa situação fiscal regular pode não ter nada a ver com o facto de um clube dever ou não dinheiro às autoridades fiscais. Passo a explicar dois motivos pelos quais pode ser assim:

1. Dividas no curso do normal funcionamento.
Se a mim, como particular, alguém me perguntar se "devo" algo a alguém seria quase instantânea a resposta Não! No entanto, e após um minuto para pensar, seria levado (por puro perfeccionismo) a corrigir com um rotundo SIM. E porquê?
Porque apesar de não estar actualmente em falta com nenhuma obrigação, tenho efectivamente dívidas, pelo menos uma junto do meu banco, pela compra da minha habitação. No entanto não me considero como um devedor ou malandro.

Da mesma forma, um Clube de futebol pode apresentar dívidas junto do fisco e, apesar disso, ter uma situação regular. Tratam-se de dívidas resultantes de um normal funcionamento.

Note: Basta pensar no IVA, sendo regularizado trimestralmente, qualquer entidade irá dever em média, cerca de 45 dias de IVA.

2. Dividas reclamadas.
A segunda situação prende-se com o facto do sistema fiscal não ser juiz, júri e carrasco. Apesar de todo o respeito devido à máquina fiscal, devemos aceitar o facto de que esta, por vezes, se engana. Assim, parece razoável não prejudicar aqueles que, por erro, sejam considerados pelo fisco como “incumpridores”.

Ora estando a administração fiscal convicta da correcção da sua posição, será normal que, face a um pedido de certidão de situação regularizada, se negue a prestar esta mesma declaração.

Para resolver esta questão, a liga aceita as inscrições dos clubes que, apesar de não apresentarem uma situação fiscal regularizada, apresentem uma certidão em que comprovem que estão a reclamar as suas dívidas perante o fisco. Situações análogas acontecem também frequentemente com empresas.

< /conversa séria >

< desabafo >

NO ENTANTO, não tenho dúvidas que as dívidas dos clubes de futebol ao fisco são resultantes, na sua maioria, da incapacidade dos consecutivos governos em disciplinar os “coronéis” e “barões” que infestam a actividade, e a transformam em “reality show” a acompanhar nos nossos diários desportivos, noticiários e forums radiofónicos.

Por outro lado, para o estado português isto são só vantagens, uma vez que já se sabe que para atordoar as massas, o futebol sai mais barato que o ópio.

< /desabafo >

Então isto não é chato? Mesmo muito chato?
http://blogmuitochato.blogspot.com/

19 de agosto de 2005 às 16:19  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Muito chato,

Obrigado pelo seu comentário, muito esclarecedor.

No entanto, eu julgo que a malta da bola não está perante o Fisco com com a mesma boa-fé que o meu amigo apresenta perante o banco a quem está a pagar a casa.

Mas é só um palpite, claro.
Posso estar a ser injusto...

19 de agosto de 2005 às 18:09  

Enviar um comentário

<< Home