30.9.05

O eclipse e os medos

DURANTE um eclipse é necessário tomar cuidado e não olhar directamente para o Sol. Mas não é necessário entrar em pânico.

É verdade que é perigoso usar óculos de sol justapostos, vidros enegrecidos pelo fumo, radiografias, negativos de fotografias e outros sistemas improvisados. É verdade que se tem de contrariar a tentação de esforçar a vista. É verdade que usar telescópios ou binóculos sem protecção adequada pode cegar quase instantaneamente. Tudo isso é verdade. Mas nada disso é motivo para não observar o eclipse anular do Sol que tem lugar na próxima segunda feira, durante a manhã.

Alguns professores, temerosos das consequências sobre os seus alunos, avisaram-nos que não vão lhes permitir sair das aulas durante o eclipse. Mas isso é negar aos jovens uma experiência única, que não se repetirá nas próximas décadas.

Há sistemas de observação do Sol muito seguros e fáceis de arranjar. Talvez o mais simples seja usar óculos de elipse, que se distribuem nas farmácias e em vários locais. Mas também se pode ir a uma loja de ferragens e com alguns cêntimos comprar vidro de soldador, de preferência número 14. Outra alternativa ainda consiste em montar um sistema de projecção. Há vários processos, uns mais sofisticados outros menos. É possível construir um desses sistemas apenas com duas cartolinas, de preferência uma preta e uma branca. Faz-se um pequeno orifício na cartolina escura e deixa-se passar a luz através desse orifício, projectando uma imagem do Sol na cartolina branca. Não se conseguem ver pormenores, mas pode-se ver distintamente a imagem do Sol recortada pela interposição da Lua.

Observar o eclipse é fácil e pode ser perfeitamente seguro. Os professores e as escolas têm aqui uma oportunidade única para mostrar aos jovens as maravilhas do cosmos. Não ha razão para a desperdiçar.

(Adapt. do Expresso-online)