6.9.05

"Post" evacuado

REFERIA-SE, aqui, que a frase «Mais de 100.000 pessoas evacuadas» estaria errada (no mínimo, seria infeliz, porque "evacuar" também significa "defecar").

Pretendia-se chamar a atenção para o facto que os lugares é que podem ser evacuados, e não as pessoas que neles estão.

No entanto, isso foi considerado fruto de «santa ignorância», pelo que o melhor é não induzir pessoas em erro com a afixação da imagem que aqui estava.

NOTA 1: Seja lá como for, o certo é que eu gosto mais da expressão «a sala onde eu estava foi evacuada pelo sr. Fulano» do que «fui evacuado pelo sr. Fulano» ou «o sr. Cicrano evacuou-me»...

NOTA 2: Aqui fica (com Copiar/Colar) o que diz, sobre o assunto, o «Livro de estilo» do «Público»:

evacuar — Verbo cuja utilização requer alguma cautela e que (tal como evacuação) é de evitar em títulos. Só os locais são evacuados, as pessoas são retiradas e, às vezes, basta explicar que foram transportadas para, realojadas noutro lugar

http://www.publico.clix.pt/nos/livro_estilo/16e-palavras.html

NOTA 3: Recomenda-se também o «Ciberdúvidas da Língua Portuguesa», que dedica algumas linhas a este assunto em:

http://ciberduvidas.sapo.pt/php/glossario.php?letra=e
e
http://ciberduvidas.sapo.pt/php/resposta.php?id=1176&palavras=evacuar

9 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Desculpar-me-ão as pessoas que se deram ao trabalho de comentar o "post" (o que muito agradeço) mas, ao retirá-lo, os comentários também sairam.

6 de setembro de 2005 às 11:50  
Anonymous Anónimo said...

Foi o post mais infeliz que apareceu neste Blogge que lei com regularidade.

JC

6 de setembro de 2005 às 11:55  
Anonymous Anónimo said...

Correcção “que leio com regularidade”

6 de setembro de 2005 às 11:57  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Caro JC,

Obrigado, mas apenas uma nota:

A discussão sobre este assunto é muito antiga, e há algum consenso que o verbo deve usado com cuidado, especialmente na Comunicação Social, quanto mais não seja pela sua etimologia...

Eu falo por mim, mas não gostaria de ouvir dizer que "fui evacuado pelo sr. Fulano".

Já não me importaria, no entanto, se dissessem que o mesmo sr. "Fulano evacuou a sala onde eu estava".

Bem.. mas também não me zangaria por tão pouco!

Um abraço
do
CMR

6 de setembro de 2005 às 12:13  
Anonymous Anónimo said...

A palavra «Evacuar» vem do latim, «evaCUare» e devia significar, originalmente, «sair pelo c*».

Eu também imagino que não deve ser muito digno «ser-se evacuado»!

R.M.

6 de setembro de 2005 às 12:21  
Anonymous Anónimo said...

Caro CMR,

Acho que se precipitou ao apagar o que aqui tinha afixado, pois não era disparate nenhum.

Sendo o verbo "evacuar" entendido como transitivo ("fazer o vácuo"), "quem evacua evacua alguma coisa", e "a coisa que é evacuada é o RECIPIENTE" (ou o recinto, ou a sala ou - neste caso - a localidade) e NÃO O QUE ELE CONTÉM.

Gorjão

7 de setembro de 2005 às 08:05  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

A propósito da «santa ignorância», aqui fica o seguinte texto do «Livro de estilo do Público»:

evacuar — Verbo cuja utilização requer alguma cautela e que (tal como
evacuação) é de evitar em títulos. Só os locais são evacuados, as pessoas são retiradas e, às vezes, basta explicar que foram transportadas para, realojadas noutro lugar.

http://www.publico.clix.pt/nos/livro_estilo/16e-palavras.html

7 de setembro de 2005 às 08:30  
Anonymous Anónimo said...

Pois, confirma-se o que eu escrevi, e garanto que não fui eu que escrevi o "Livro de estilo" do "Público".

Gorjão

7 de setembro de 2005 às 10:31  
Anonymous Anónimo said...

Irra! Ainda estamos nisto? Há décadas que TODOS os dicionários da Língua Portuguesa se repetem explicando direitinho que só locais se evacuam, não pessoas nem animais. Tamanha discussão outra vez porquê? Há uma explicação: chegaram ignorantes jovens ao mundo da língua e descobriram a roda. Para quem não tenha um único dicionário em casa, sugiro uma consulta ao site do Ciberdúvidas. SIM, Carlos Medina Ribeiro tinha razão ao apontar o erro da Visão!

7 de setembro de 2005 às 17:51  

Enviar um comentário

<< Home