5.9.05

Ainda o problema infernal

EM 15 de Agosto 05 publicou-se neste blogue um problema de Geometria que parece simples mas não é.
Agora, o leitor "Pólux" elaborou mais uma solução que, por ser longa, não cabe aqui - são 4 páginas em Word, com texto, expressões matemáticas e este desenho:
Será, no entanto, enviada a quem a pedir.
Basta mandar um e-mail para medinaribeiro@iol.pt , escrevendo em ASSUNTO a palavra TRIANGULO.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro Polux:

Tive a oportunidade de ler a sua explicação em referência ao "Triângulo".
Provàvelmente estará certo - não tenho competência para o comentar - mas merece-me um comentário, espero que não o interprete como acintoso.

É notório, pela explicação, tratar-se de alguém com fortes conhecimentos em matemática e geometria e em perfeita actualização o que lhe permite explanar de uma forma "prefessoral", terminando com o consagrado "como queríamos demonstrar" que pelo menos antigamente até era em Latim, já me esqueci da fórmula.
Estará a explicação interessante, mas penso que inadequada para a situação presente. Por certo que não se pretende uma explicação ao nível de uma "Academia de Matemáticas ou Geometrias" mas sim ao nível do comum dos mortais.
Penso que a intenção de CMR era sobretudo puxar pela imaginação e raciocínio práctico dos participantes e para isso seria a "simplicidade" que contava.
Assim, a explicação de Polux será correcta e brilhante mas fora do alcance da generalidade dos leitores o que a torna pouco "atraente".
Cumprimentos
a.leitão

6 de setembro de 2005 às 02:21  
Anonymous Anónimo said...

Sim. Bons tempos.
Que falta que faz aquela "coisa" de 5 olhos!

14 de setembro de 2005 às 00:48  

Enviar um comentário

<< Home