Um problema de transportes-públicos
DUAS empresas de autocarros dividem entre si um determinado mercado.
Para garantir que estão em igualdade de circunstâncias, têm...
autocarros iguais, trajectos iguais, pessoal vestido da mesma forma, o mesmo número de carreiras diárias, o mesmo intervalo de tempo entre autocarros (que circulam alternadamente)
etc.
À vista, nada distingue os autocarros das duas empresas. Além disso, todos circulam de hora-a-hora e cumprem rigorosamente os horários.
No entanto, uma das empresas prospera, enquanto a outra vai à falência por falta de passageiros em quantidade suficiente para ser rentável. Porquê?
NOTA: A resposta está dada no «Comentário-4».
4 Comments:
Este problema não é similar ao caso do "Burro de Buridan"? (pergunto eu...)
Peter of Pan,
Nada disso.
No caso do "Burro de Buridan", trata-se de um animal que tem sede e fome ao mesmo tempo.
Como não sabe se há-de comer ou beber, morre de fome e sede.
Neste caso, não.
As companhias de autocarros são rigorosamente iguais e funcionam como se indica. No entanto, por um motivo curioso (que tem a ver com estatística e horários), uma delas tem muitos clientes e a outra tem poucos.
É esse pormenor que se pergunta qual é.
Ahnnn... Grato pelo esclarecimento. Já percebi o problema! :) Tinha ficado com a impressão prévia de que as empresas estavam em total igualdade de circunstâncias, nem sequer me lembrei do pormenor dos horários - que faz de facto toda a diferença!
Peter of Pan,
Claro.
Se ambas as empresas tiverem camionetas a partir (p.ex), às 12h-13h-14h (etc), estarão em igualdade de circunstãncias.
Se uma tiver as camionetas a partir às 12h-13h-14h (etc) e a outra às 12h30m-13h30m-14h30m (etc), também estarão em igualdade de circunstãncias.
À parte esses cassos, uma das empresas tem vantagem sobre a outra:
Imagine-se que as camionetas da empresa "A" partem às 12h-13h-14h (etc) e as da empresa "B" partem às 12h10m-13h10m-14h10m (etc).
Estas últimas só apanham os passageiros que estão nas paragens à espera durante os últimos 10 minutos.
A empresa "A", pelo seu lado, apanha os passageiros que estão à espera há 50 minutos (estatisticamente serão muitos mais).
Enviar um comentário
<< Home