26.10.05

Nobel dos jogos

O PRÉMIO NOBEL da Economia foi este ano atribuído a dois investigadores da Teoria dos Jogos. A escolha recaiu sobre um economista norte-americano e um matemático israelo-norte-americano. Thomas Schelling, assim se chama o primeiro, é professor jubilado na Universidade de Maryland; e Robert Aumann, o segundo galardoado, é investigador na Universidade Hebraica de Jerusalém.

A Teoria dos Jogos inspira-se em disputas lúdicas formais, como a do xadrez ou do póquer, e procura encontrar estratégias óptimas tendo em conta conflitos de movimentos opostos.
Ao contrário de muitas outras áreas de estudo, que nascem pouco a pouco com uma soma de contribuições parcelares de muitos investigadores, foi criada quase de um golpe.
Resultou essencialmente do esforço deliberado de dois grandes vultos do século XX, o matemático John von Neumann e o economista Oskar Morgenstern. (...)

(Ver texto integral em «Comentário-1»)

1 Comments:

Blogger Nuno Furtado said...

a aplicação da teoria dos jogos é enorme . tendo por si só um grande futuro pela frente, existindo grandes aplicações na área informática (não falo como é obvio dos jogos de computador, mas sim nas areas de seguranca e criptografia p.e.

26 de outubro de 2005 às 22:18  

Enviar um comentário

<< Home