5.10.05

O justo valor

O vencimento anual de Vítor Constâncio é de 272.628 euros (14 meses/ano); o de Alan Greenspan (presidente da Reserva Federal dos EUA) é de 120 mil dólares (cerca de 100 mil euros). Este valor (*) é público, e está disponível no 'site' da instituição.

Quando li esta notícia, pensei que ficava bem aqui no blogue. No entanto, como as coisas, às vezes, não são o que parecem, deixei passar alguns dias para ver se aparecia alguma rectificação.

Mas o esclarecimento «Governo não revela salário de Constâncio» já dizia tudo...

Claro que, à primeira vista, parece de um ridículo sublime ver alguém que está na vanguarda da exigência dos sacrifícios aos portugueses receber um ordenado destes.

Mas também temos que ver que ele foi chamado a colaborar na rábula dos 6,83% , o que fez com elevado profissionalismo e sem se desmanchar uma única vez.

Ora, se além de Governador do Banco de Portugal, ele ainda tem de fazer comédia... Que diabo! Então não é justo que esse trabalho-extra seja pago?!

--
(*) Ver valor corrigido no «Comentário-3»

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro Medina,

Ok, ate pode ter razao em muitos dos pontos que foca quanto aos salarios. Mas essa do Greenspan ter um salario de "120 mil dolares" ao ano e treta!! Sendo que e esse o valor divulgado, digo-lhe desde ja que provavelmente nao inclui muitos outros bonus. Ele tem com toda a certeza um salario acima do meio milhao. E digo isto com algum conhecimento de causa, dado que vivo nos EUA e tenho um conhecimento razoavel dos salario que se praticam por aqui. Por exemplo, o salario de um director financeiro de uma companhia de tamanho medio ronda pelo menos os 250 mil...

Portanto talvez entenda o seu comentario a luz da realidade Portuguesa, mas nao caia no erro de comparar os salarios do nossos politicos e gestores publicos com os do estrangeiro, muito menos com os dos EUA...

Saudacoes cordiais.

5 de outubro de 2005 às 17:44  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Caro Bluedragon,

Bem... o Constâncio também tem "algumas" mordomias para além do salário...

Mas, no essencial, obrigado pelo reparo pois, como digo, fiquei alguns dias à espera de ler alguma correcção à notícia. Não a encontrei; por isso, ainda bem que veio a sua.

5 de outubro de 2005 às 22:22  
Anonymous Anónimo said...

O título do "post" bem podia ser «O preço certo - em Euros e em dólares»

C.E.

6 de outubro de 2005 às 12:39  
Blogger SDF said...

Mais até do que uma questão de transparência, é até uma questão de ÉTICA, esse conceito tão desconhecido da grande maioria da classe política Portuguesa. Afinal, não terão os cidadãos o direito de saber o destino dos seus impostos? Não tem o estado qaue prestar contas perante os contribuintes?!

E se há uma salário mínimo nacional, porque não há um salário máximo nacional?

E para além da transparência, para quando também a objectividade, o bom senso e a responsabilidade política?

Já o disse aqui:

http://cobrecanela.blogspot.com/2005_06_05_cobrecanela_archive.html

e vou continuar a repeti-lo, até que a voz me doa e mesmo que nínguém oiça!

9 de outubro de 2005 às 21:10  

Enviar um comentário

<< Home