Pesadelos
(Cartoon de Bandeira, no «DN»)
As instalações da Segurança Social, no Areeiro (em Lisboa), abrem às 8h 30m; pois anteontem, a partir das 11h30m já não davam senhas, dado que as pessoas que as tinham entretanto obtido eram suficientes para ocupar todo o pessoal de serviço até ao fecho - muito para lá das 16h30m!
Regressei ontem. Com 110 pessoas à minha frente, tive de esperar 2h 20m SÓ PARA ENTREGAR um documento - quando fui atendido, apenas havia 3 funcionários nas 8 mesas.
À mistura, pequenas coisas ajudam ao pesadelo:
As casas de banho (de homens e de senhoras) estavam avariadas - felizmente, atravessando uma porta que diz "acesso proibido", pude ir a uma outra, do pessoal.
As máquinas de café e de águas só têm instruções em espanhol (em tempos, até os preços eram em PESETAS!).
Quando a porta de saída fecha, às 16h30m, as pessoas batem com o nariz no vidro e procuram, em vão, um punho ou um sensor que a faça abrir. Nada. Não há um pequeno letreiro, sequer, a dizer por onde sair - apenas um funcionário que, de longe, vai dizendo: «É por aqui! É por aqui!».
Um cartaz que nos informa dos locais dos outros "serviços de atendimento aos cidadãos" está numa parede no meio das cadeiras-de-espera, e só se lhe consegue chegar incomodando uma dezena de pacientes "utentes".
Há um balcão com uma fila só para impressos.
Para fugir a ela, já eu tinha tentado ir à INCM - mas não os têm nem sequer sabem do que se trata.
Quem quiser ser atendido em menos tempo, poderá fazê-lo levando uma criancinha ao colo (há lá inúmeras!!) ou pondo uma almofada na barriga a simular gravidez. Estranho até que ainda não haja gente à porta a alugá-las:
«Criancinhas! Há criancinhas!», «Almofadas! Olha as almofadinhas!»
Quanto ao uso da Internet (para obtenção de documentos, seu preenchimento e entrega)... remeto-vos para o "cartoon" de Bandeira que aqui se vê, publicado no «DN».
Curiosidade: Um dia, enviei para lá um e-mail (para o endereço indicado na Web), pedindo uma informação simples. Ao fim de DOIS MESES tive de enviar um outro, a pedir resposta ao primeiro...).
4 Comments:
Alguém imagina um governante numa cena dessas?
Claro que não. Eles têm quem lhes trate das coisas, pelo que são ABSOLUTAMENTE INSENSÍVEIS a esses problemas.
Passa-se o mesmo com o estacionamento (eles têm motoristas...) e com quase tudo.
Se quem podia resolver os problemas não os sente, o que é que se quer?
O tempo perdi, pelos vistos, também não os aflige.
Pouco mais sabem fazer do que aumentar impostos.
G.
Reclamar tb não adianta muito.
Recentemente veio a saber-se que a maioria das reclamações (escritas) feitas nos hospitais públicos não são enviadas para os serviços competentes!
Os hospitais retêm-nas!
Como se diz no comentário anterior:
Alguém imagina um ministro a "secar" uma noite inteira nas urgências?
C.E.
a verdade é que qualquer serviço público ou de atendimento ao mesmo funciona sempre mal.... no outro dia tive 45minutos à espera na secretaria da minha escola para ter 20 segs de atendimento (carimbar e assinar)
Claro que ninguém imagina...
Os governantes pedem a alguém que telefone ao Presidente de França para marcar uma consulta VIP em Paris, para 'anteontem'.
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