31.12.05

Ainda Simenon

SIMENON (1903-1989) começou a escrever romances aos 18 anos e publicou o seu primeiro Maigret (este «Pietr, o Letão») em 1929.

Ao todo, foram 84 aventuras com essa personagem que em boa hora a editora ASA começou a publicar; já vai no 6º ou 7º volume, com óptimo grafismo e, ao contrário do que lamentavelmente fez a Livros do Brasil na Colecção Vampiro, está a publicá-los POR ORDEM...

E essa publicação por ordem cronológica não é um pormenor pouco importante pois, cobrindo um período de mais de 40 anos, os sucessivos livros vão-nos dando conta da evolução da sociedade.

Embora sendo belga, Simenon descreve essencialmente a realidade parisiense, dando-nos também a conhecer muito sobre a França e mesmo um pouco sobre outros países por onde, por vezes, a acção se espraia.

Faz hoje impressão ler referências (que na altura eram naturais!) à guilhotina - a cortar cabeças de manhã cedo, num pátio de Paris, quando, mesmo ao lado, passavam os primeiros eléctricos a levar as pessoas para o trabalho.

Faz também impressão ler como era habitual o recurso, pela polícia, da privação do sono dos suspeitos até confessarem ("quebrarem", como diziam na gíria). E até mesmo espancamentos dos presos são mais do que sugeridos quando, por várias vezes, é dito que «agora, já não se pode bater neles...».

Também fazem impressão pequenas cenas como estas (escritas em 1929):

Maigret precisa de mandar um recado e, sem se identificar e sem cerimónias, aborda um andrajoso que encontra na rua e ordena-lhe: «Toma cinco francos. Leva este recado».

De outra vez, bate a uma porta e pergunta à empregada que aparece a abrir: «Com quem te encontraste?»

A mesma forma de tratamento brutal por "tu" (a pessoas adultas e desconhecidas) aparece, também, usada para falar com judeus nos anos 3o e 40...

1 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Curiosidade:
Neste livro, aparece um colaborador chamado Torrence, que é assassinado a meio da intriga.

No entanto, o "morto" volta a aparecer mais tarde, nomeadamente em " LES DOSSIERS DE L`AGENCE 0 " (1943), TENDO POR DETETIVE PARTICULAR O PERSONAGEM TORRENCE, "EX - COLABORADOR" DE MAIGRET...

Aliás, há algumas "piruetas cronológicas" na obra de Simenon, mas a liberdade criativa tem destas coisas...

1 de janeiro de 2006 às 21:38  

Enviar um comentário

<< Home