12.4.06

Outra brincadeira com números

O ASSUNTO já tinha sido referido (e gozado) na TV, mas o «DN» de hoje traz os detalhes: http://dn.sapo.pt/2006/04/12/nacional/novos_inspectores_anunciados_tres_ve.html

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Novos inspectores anunciados três vezes

O reforço de meios da PJ, com a entrada de 150 novos inspectores, já foi anunciado pelo menos três vezes por Alberto Costa.

O anúncio da admissão de 150 inspectores para a Polícia Judiciária foi a grande novidade que o ministro da Justiça levou à cerimónia de tomada de posse do novo director nacional, Alípio Ribeiro. Porém, o que foi lido como uma "prenda" do ministro está a ser anunciado pelo menos desde Janeiro.

No discurso proferido, anteontem, no salão Nobre do Ministério da Justiça, Alberto Costa afirmou: "Quero já referir que está já aprovada a admissão de 190 novos elementos [para a PJ] - 150 para a investigação e 40 para o apoio à investigação", acrescentando estar "planeado que uma parte significativa dos novos elementos se destine à investigação da criminalidade económica".

Ora, já a 27 de Janeiro, após uma reunião de trabalho com a PJ e a Direcção-Geral dos Impostos, o ministro anunciou aos jornalistas a admissão de 200 funcionários para reforçar o combate à criminalidade fiscal. Segundo a Lusa, Costa disse que no actual período de restrições orçamentais, as contratações provavam a "grande compreensão" do Governo sobre a importância da PJ no combate à criminalidade fiscal.

Passaram dois meses e o secretário de Estado-adjunto, Conde Rodrigues, abriu o Congresso de Investigação Criminal, organizado pela Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal e que decorreu a 16 e 17 de Março no Porto, anunciando o reforço da PJ com mais 150 inspectores, mas agora para "responder a desafios que se colocam hoje, na área da criminalidade organizada, combate ao terrorismo e mais áreas onde impera a tecnologia".

A última intervenção do ministro (além de anteontem) recolhida pelo DN foi a 22 de Março. Em declarações aos jornalistas, após a sessão de abertura da reunião preparatória da Conferência das Partes na Convenção da ONU contra a Corrupção, que decorreu em Lisboa, Alberto Costa retomou o ingresso de 150 novos inspectores na PJ: "Temos que ter maior eficiência no combate à corrupção e estão a ser desenvolvidos esforços no sentido de a assegurar, nomeadamente através da admissão de mais 150 inspectores".

-
por Carlos Rodrigues Lima

12 de abril de 2006 às 10:53  

Enviar um comentário

<< Home