17.7.06

«Os pontos nos "ii"» (*)


- Olha lá, ó Jeremias, tu já comeste sopa de letras?

Confesso que estava preparado para tudo menos para uma pergunta dessas, ainda por cima atirada de supetão pelo meu velho amigo Serapico Salpico nas estranhas circunstâncias que adiante se referem.
Mas já lá vamos...

*
Digo-vos, antes de mais nada, que vocês dariam tudo para conhecer «O Grande Doutor Salpico» (também conhecido pela alcunha de Salpicão), pois é uma pessoa com uma inteligência brilhante e senhor de um espírito de iniciativa capaz de envergonhar meio-mundo!

Aliás, foi precisamente devido a essas e a muitas outras qualidades que ele, quando caiu no desemprego, resolveu seguir o meu exemplo e tornar-se empresário por conta própria; no entanto, não fazemos concorrência um ao outro pois, enquanto eu lido com tecnologias de informação de uma forma bastante concreta, ele tenta ganhar a vida produzindo boas ideias de negócios pelo que, frequentemente, até trabalhamos em sociedade, com grande proveito para ambos.

Segundo ele garante, as suas ideias luminosas germinam-lhe no cérebro logo pela manhã, quando está na banheira, e depois passa o resto do dia à procura de quem o ajude a melhorá-las e a pô-las em prática, pois nunca o consegue fazer sozinho. Mas, muitas vezes, basta-lhe esperar pelo meio da tarde, quando chega a sua casa a senhora da limpeza, a D. Rosa, que acha imensa graça ao ar de sábio-louco que ele faz nos dias-das-grandes-ideias.

Nessas alturas, a pergunta que ela lhe lança é sempre a mesma:

- Então, Doutor Serapico, qual é a de hoje?

E depois fica a rir-se, deliciada, a ouvi-lo responder o que sempre diz nessas alturas:

- Vai ver, D. Rosa! Vai ver que desta vez é que vou ficar rico! E pode ter a certeza de que não me esquecerei de si!

(...)

--

(*) É assim que começa o livro «Jeremias dá uma mãozinha», que a Plátano acaba de publicar. Para receber (em formato Word) o 1º capítulo completo, basta enviar um e-mail para medina.ribeiro@netcabo.pt , escrevendo em assunto «Jeremias 1».

O livro pode também ser enviado pelo correio a quem o solicitar (eventualmente autografado e com dedicatória). O preço (para Continente, Madeira e Açores) é o mesmo das livrarias: €7,35, e o pagamento será feito por T.B., para NIB a indicar, DEPOIS de entregue pelos CTT.

2 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Curiosidade / coincidência:

Já depois de escrito o livro, vim a saber que o famoso «juiz das palmadas no rabo» se chama Salpico.

Embora ainda fosse a tempo de alterar, resolvi deixar assim pois, de contrário, teria de retirar também o trocadilho onde se refere «o Grande Salpico, por alcunha o Salpicão»

17 de julho de 2006 às 12:51  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns, caro CMR! O livro está muito divertido. E didáctico, como sempre.
Espero que venda bem, que bem merece!

JMLemos

17 de julho de 2006 às 20:43  

Enviar um comentário

<< Home