19.9.06

Talentos e Olímpicos (*)

NO FIM de semana passado, no Luso, além da costumeira festa de Setembro, com as suas habituais farturas, música e pechisbeque, houve uma outra festa. Uma festa da matemática. Foi a celebração do programa «Novos Talentos», promovido pela Fundação Gulbenkian e que teve este fim de semana o termo da sua sexta edição.
Durante um ano, duas dezenas de jovens universitários tiveram uma bolsa de estímulo ao estudo e estiveram acompanhados individualmente por investigadores que os orientaram num trabalho matemático. Tiveram assim oportunidade de conhecer tópicos avançados e de explorar autonomamente um problema.
No fim do ano, esses jovens e finalistas das Olimpíadas Portuguesas de Matemática participaram na Escola Diagonal. Aí ouviram palestras e dialogaram com conhecidos matemáticos estrangeiros e nacionais, que durante uma semana animaram a escola.
No fim, juntaram-se todos para este fim de semana no Luso, onde os jovens talentos apresentaram e discutiram os seus trabalhos e ouviram brilhantes palestras de matemáticos estabelecidos, tais como o brasileiro Elon Lages Lima, conhecido entre nós pelo seu livro «Matemática e Ensino» e por algumas outras obras. Os jovens ficaram noite fora a trocar experiências e a discutir os recursos que estão disponíveis para melhorar a sua formação.
As Olimpíadas da Matemática e o programa da Gulbenkian são dois excelentes exemplos. Ambos têm nova edição este ano. As candidaturas para as olimpíadas (www.spm.pt), são feitas através das escolas básicas e secundárias e estão abertas até 18 de Outubro. As do programa «Jovens Talentos» (www.math.ist.utl.pt/talentos), para universitários nos três primeiros anos, terminam 9 de Outubro. Falta pouco.
(*) Adaptado do «Expresso»