Gargalhadas bem-vindas (*)
PS : candidatos contestam taxas moderadoras diferenciadas no SNS
Os três candidatos à liderança do PS contestam criação de taxas moderadoras diferenciadas nos hospitais – uma intenção anunciada ontem pelo primeiro-ministro [Santana Lopes] –, afirmando que se trata de um “novo imposto”, que visa descapitalizar e pôr em causa o princípio de universalidade do Serviço Nacional de Saúde.
Segundo Santana Lopes, o objectivo é fazer com que os utentes paguem o acesso aos serviços de saúde públicos de acordo com os seus rendimentos.
Para o primeiro-ministro, o objectivo desta medida é garantir a sustentabilidade do SNS, permitindo aos mais pobres não pagar pelo acesso à saúde. “Quem não pode pagar, não paga. Quem pode mais, paga”, afirmou o primeiro-ministro, anunciando que os utentes terão cartões diferenciados de acordo com os seus rendimentos.
Em declarações à TSF, o candidato à liderança socialista José Sócrates afirmou que a intenção do Governo [de Santana Lopes] não é a de promover a justiça social mas “criar um novo imposto sobre a saúde”. “Se o primeiro-ministro quer aumentar as receitas tem uma forma fácil de o fazer que é combater a fraude e evasão fiscal”, afirmou.
--
(*) Detalhes desta saborosa anedota (enviada por J. Oliveira) podem ser lidos em: http://dossiers.publico.pt/shownews.asp?id=1203317&idCanal=21
1 Comments:
Acrobacias...
Mas a malta gosta!
Enviar um comentário
<< Home