19.12.06

Títulos e comendas

A POLÍCIA BRITÂNICA interrogou o primeiro-ministro Tony Blair, durante cerca de duas horas, no âmbito das investigações em curso sobre as suspeitas dum negócio de títulos nobiliárquicos.
É a primeira vez que no Reino Unido um primeiro-ministro, ainda para mais em exercício, é chamado a “ajudar a Scotland Yard” em investigações criminais.
O caso foi levado à Justiça depois de levantadas suspeitas a indícios de alguns financeiros e industriais terem apoiado o partido que suporta o Governo, aceitando “emprestar” avultadas somas solicitadas para dispendiosas campanhas, para serem posteriormente agraciados com títulos nobiliárquicos que, por proposta do Governo, a Monarquia lhes concedia.
Sem desmerecer a pinderiquice nacional, e mal comparado, este caso seria o mesmo se a Polícia Judiciária se pusesse agora a investigar o que poderia estar por detrás dos quilos de condecorações que Sampaio distribuiu quando esteve em Belém, dando comendas e oficialatos a torto e a direito, já que cavaleiros, condes e barões não podia armar.
«25ªHORA» - «24 horas» de 18 Dez 06

Etiquetas: