3.1.07

Monstros de nascença

Prédio Coutinho, em Viana do Castelo

Alternando com os edifícios decentes que muitos portugueses se esforçam por transformar em monstros, há os que dispensam esse esforço e já nascem assim...

(A 2ª foto foi enviada por Jorge Oliveira)

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pelo menos no 2.º não podem pôr marquises..

É brincadeira, não é provocação!

3 de janeiro de 2007 às 15:19  
Anonymous Anónimo said...

O prédio de baixo tem a assinatura inconfundível de Siza Vieira, com o seu toque genial mas por vezes incompreendido, como parece ser o caso. Atente-se em dois pormenores: 1) a curvatura do corpo principal, seguindo o movimento solar de modo a possibilitar igual exposição a todos os apartamentos, em vez de configurar um mero caixote rectangular prolongado na vertical a partir da base (que se consegue ver na foto). 2) A absoluta regularidade na disposição das janelas, criando uma sensação de ritmo, força e afirmação em todas as direcções (diagonais incluídas) que se revela muito para além da simples observação estática. Há ainda outros pormenores, como o facto de as janelas não terem aparentemente sanefas (parapeitos), criando uma sensação de suavidade da fachada (quase que se pode "passar a mão" sem se correr o risco de encontrar protuberâncias), e ainda o último andar, configurado em forma de terraço comunal, onde cada condómino dispõe da sua área de estendal, possibilitando assim uma zona de encontro de vizinhos. Talvez agora possam ver com outros olhos esta obra arquitectónica muito interessante.

4 de janeiro de 2007 às 13:56  
Anonymous Anónimo said...

É, sem dúvida, interessante.
Mas não gostaria de a ter em frente da minha casa.

Ed

4 de janeiro de 2007 às 16:26  
Anonymous Anónimo said...

Siza Vieira !? Hum ... Não passo a ver a obra com outros olhos, mas assim já sei que o defeito é meu.
JO

4 de janeiro de 2007 às 22:32  
Anonymous Anónimo said...

Ele há coisas do demo... confesso que inventei completamente a "autoria" do Siza Vieira, bem como todos os argumentos que a justificavam. Relendo o que escrevi 3 meses depois, até nem está mal, tenho de admitir. No entanto, a razão que me traz aqui para confessar algo que ninguém vai ler (porque este post está enterrado e esquecido), é que vi ontem no Público uma foto do famoso edifício "Bonjour Tristesse", em Berlim, igualzinho ao da foto deste post, e da autoria de...Siza Vieira. Queria eu ser engraçadinha, saiu-me o tiro pela culatra :-)

31 de março de 2007 às 12:14  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

«...algo que ninguém vai ler (porque este post está enterrado e esquecido)...»

Eu li...

31 de março de 2007 às 12:27  
Anonymous Anónimo said...

Não altera nada. O monstro hospitalar que tenho ao pé de casa podia bem ser obra do Siza Vieira. O homem desenha cada mamarracho ! Ou seja, pessolmente não gosto.
JO

31 de março de 2007 às 13:01  
Anonymous Anónimo said...

Eu também li, embora alguém me tenha "soprado"...

31 de março de 2007 às 18:23  

Enviar um comentário

<< Home