16.1.07

Problema esquisito neste blogue

Ao tentar instalar um software para descodificação de vídeos Active-X, apanhei com um adware chamado PestTrap.Advertise que, como o nome já parece indicar, é uma espécie de vírus.
O que "essa coisa" faz é irritante: a maior parte das vezes, impede-me de aceder a este blogue (mas permite-me aceder a tudo o resto, na Web!) e abre uma página http://assureprotection.com [NÃO CLIQUEM!] que é essa espécie de vírus.
Sucede que tenho o Panda Platinium actualizado, pelo que ele detecta a malandrice e diz que a limpou. Mas o certo é que volta quase sempre de cada vez que abro o I. E. O resultado é uma página quase toda em branco, com o URL [NÃO CLIQUEM!] http://assureprotection.com/ em cima e os dizeres:
«O Panda detectou a página http://assureprotection.com/, que é um Adware, e apagou-a».
_
PS1: Este post foi colocado às 18h47m. Durante a hora que se seguiu (são 19h54m), o problema "só" apareceu mais uma vez. Invariavelmente, o Panda acusa a existência do Adware e diz que o eliminou. Mas, na verdade, "o bicho" é difícil de matar...
PS2: Estou muito grato aos leitores e amigos que me ajudaram. Vou responder em "comentário".

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro CMR,

Se calhar agora é tarde, porque o adware que atacou o seu computador provavelmente neutralizará o descarregamento, mas existe um programa gratuito na net que é bastante eficaz na prevenção desses indesejáveis: Spybot. O endereço é www.safer-networking.org.

16 de janeiro de 2007 às 22:52  
Anonymous Anónimo said...

Prevenção e eliminação, claro, desde que o "mal" não se tenha instalado previamente. Mas não custa tentar fazer o download. Uso o Spybot em conjunção com o Norton Internet Security há dois anos e até à data não tenho tido o mínimo problema.

16 de janeiro de 2007 às 22:58  
Anonymous Anónimo said...

Este PestTrap parece que é um falso programa anti-spyware.

Instruções para o remover aqui:

http://www.bleepingcomputer.com/forums/topic58391.html

A ferramenta para remoção pode ser descarregada aqui:

http://labs.paretologic.com/spyware.aspx?remove=Pest%20Trap

ou

http://www.2-spyware.com/remove-pest-trap.html

ou aqui:

http://www.spywareremove.com/removePestTrap.html

Informação da McAfee sobre este:

http://vil.nai.com/vil/content/v_138060.htm#tab2

17 de janeiro de 2007 às 02:19  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Morais Silva sugere que recorra a
http://www.noadware.net/
Funciona, reconhece que eu tenho 37 "coisas que não devia ter no meu PC", e pede-me 37 USD para me resolver o problema.

Luis Correia sugere-me várias soluções. Experimentei o XoftSpy, da Paretologic, que também me detecta muitas coisas esquisitas.
Mas com este passa-se uma coisa irritante: já em tempos paguei 48USD. Diziam-me que não era preciso pagar mais nada, e durante uns tempos assim foi - ele actualizava-se de cada vez que o activava.
Mas, actualmente, tem mais de 1 ano de atraso e a versão que tenho não detecta nada. Ao invés, a nova versão actualizada que Luis Correia me indica já detecta, mas pede-me dinheiro outra vez!

No meio disto tudo, o que faz o Panda, que me custou um dinheirão?
Diz que tenho o PC "limpo"!

Bem... Para já, o problema ficou mais "ligeiro": quando abro o IE, o Panda avisa-me que detectou o "adware" e o limpou.

Entretanto, sugerem-me que substitua o IE pelo Firefox.

Obrigado a todos!

17 de janeiro de 2007 às 10:57  
Anonymous Anónimo said...

Panda caro? Norton caro? McAfee caro?
É verdade. Nos últimos 2 anos o software de segurança passou a custar balúrdios e as renovações de licença dispararam.
Sempre usei as ferramentas do Peter Norton (desde o tempo do Norton Manager de há quase 30 anos) mas agora acabou porque descobri, em 2006, que a NetCabo fornece o Panda Internet Security por cerca de 7 contos/ano que é menos de metade do custo do pacote do Norton Internet Security ou da sua renovação anual.
Aqui fica a info para os interessados.

17 de janeiro de 2007 às 13:00  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

"Caro" ou não, tudo depende do que for fornecido.
Há coisas que custam muito dinheiro mas podem ser baratas.

Neste momento (nomeadamente no caso do XSoft), irrita-me saber que paguei por um produto/serviço que não corresponde ao combinado.

E irrita-me que o Panda diga que "limpou" um sw que todos os outros programas dizem que "ainda lá está" - o que é verdade.
A prova disso é que está sempre a dizer-me «AVISO: Foi detectado e limpo...»

17 de janeiro de 2007 às 13:39  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Problema resolvido, e eu estava a ser injusto com a Paretologic.
Afinal, consegui fazer a actualização do XSoft.
Sucede que, dantes, ela era automática e deixou de o ser.
Assim que activei a actualização, reconheceu os problemas e limpou-os.

Fica agora a dúvida principal:

Como é que o Panda dizia sempre que estava tudo bem?!

17 de janeiro de 2007 às 19:06  

Enviar um comentário

<< Home