5.2.07

A Lua no pólo norte

Imagem que é apresentada - falsamente - como mostrando a Lua e o Sol vistos do pólo norte
ANTIGAMENTE, os boatos corriam de boca em boca. Agora, correm de mail em mail. Habitualmente, anunciam esquemas diabólicos. Mas por vezes aparecem mensagens engraçadas e com informações interessantes. Uma dessas missivas recentes traz uma fotografia do Sol e da Lua a porem-se no pólo norte, num ambiente de uma beleza gélida deslumbrante. Por vezes, a fotografia vem precedida de uma explicação sobre o momento excepcional em que foi registada. No entanto, por muito bela que seja, a imagem é falsa. A Lua aparece com um diâmetro aparente quase quinze vezes maior que o Sol, o que é impossível de observar sobre o nosso planeta. Vistos da Terra, os dois astros têm sempre o tamanho angular de cerca de meio grau, com pequenas variações. Além disso, vistos no pólo norte ou perto dele, nem o Sol nem a Lua mergulham verticalmente no horizonte, como parecem fazer na dita fotomontagem. Apenas perto do Equador isso se pode passar, e então a Lua mostra o bordo iluminado virado precisamente para o horizonte, tal como a fotografia mostra. No hemisfério norte, como se sabe, a Lua apresenta a face iluminada à esquerda ou à direita. Em quarto crescente apresenta-a do lado direito, como um «D» e em quarto decrescente apresenta-a do lado esquerdo, como um «C». As iniciais de «Crescente» e «Decrescente» aparecem pois trocadas e por essa razão dizemos que a Lua é mentirosa. Mas isso confunde os nossos amigos brasileiros, que observam a Lua deitada, nem em «C», nem em «D». Ou então, mais a sul, quase que vêem um «D» para decrescente e um «C» para crescente. Nem em todos os hemisférios a Lua mente. Mentirosas são as fotomontagens.
-
Adaptado do «Expresso»

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Quem estiver no pólo norte, vê o Sol e a Lua (na época do ano em que estão acima do horizonte) a moverem-se da esquerda para a direita, descrevendo quase-círculos.
Na realidade, esse movimento é uma espiral, pois de dia para dia, vão aumentando ou diminuindo a sua altura em relação ao horizonte.

A altura máxima do Sol, atingida no Solstício de Verão, é de 23º 26'

6 de fevereiro de 2007 às 19:38  

Enviar um comentário

<< Home