Pinho & Peter
I - A regra e a excepção
QUASE SEMPRE, quando uma empresa precisa de promover alguém a chefe de uma equipa de operários, escolhe o melhor de todos. A este, vão ser exigidas novas competências (nomeadamente de chefia), pelo que a empresa perde, de certeza, um bom operário, sendo duvidoso que ganhe um bom chefe.
Se houver tempo suficiente, o processo será repetido mais vezes, e a carreira do homem seguirá o seu curso até atingir o chamado «Nível de Incompetência».
É essa a essência do famoso «Princípio de Peter» que, como se sabe, é universal: pode ser-se bom como engenheiro, professor, médico ou jurista, e péssimo como ministro do Ambiente, da Educação, da Saúde, ou da Justiça.
Claro que há excepções, também previstas, mas é algo só ao alcance de sobredotados: é possível ser-se um bom economista, ser-se promovido a ministro da Economia e, depois de fazer tristíssimas figuras em serviço, voltar a ser competente - mas, desta vez, como bobo da corte.
II - Negócios da China
TEM SIDO MUITO COMENTADO o facto de o nosso Ministro da Economia ter referido, na China, os nossos baixos salários como factor competitivo. Face à estupefacção que tais declarações provocaram, Sócrates resolveu vir explicar o que o seu ministro "queria dizer" (como se ele fosse um atrasadinho que não se sabe exprimir, ou nós uns imbecis que não percebemos o que nos dizem!) e recorreu a um argumento arrasador: Manuel Pinho apenas dissera a verdade!
Claro, mas podia ter enunciado outras, porventura mais apelativas para quem quer investir no nosso país:
«Que tal na construção? Em Portugal pode-se construir à vontade, até em falésias e dunas! Na indústria? O governo desafecta terrenos de reservas ecológicas e agrícolas para que possam fazer as vossas fábricas! Na suinicultura? Estejam à vontade, os nossos rios e ribeiras podem ser conspurcados até à mais abjecta náusea, sem quaisquer problemas! Bem... e se os vossos interesses vão mais longe - e querem "investir" na política e em políticos mais "compreensivos" -, tomem nota que o combate ao enriquecimento ilícito acaba de ser considerado inconstitucional pelos dois maiores partidos políticos portugueses. Que diabo! Haverá melhor país para negócios-da-China?»
-
NOTA: Estes dois textos vieram a ser publicados no «DESTAK», respectivamente em 8 e 13 Fev 07
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home