16.2.07

O receio da China

É EVIDENTE O INTERESSE dos chineses pelos recursos naturais de África e é óbvio o receio da Europa e Estados Unidos por este facto indesmentível.
O que assusta agora europeus e americanos é a inegável determinação dos chineses a não se deterem perante a falta de transparência, a corrupção galopante, a violação de direitos humanos de muitos dos líderes e governos africanos. Os chineses passaram a fazer exactamente o mesmo que Europa e Estados Unidos fazem em África desde há muitas décadas. A ajuda financeira serviu sempre para moldar as economias e as estruturas políticas de África, mediante o interesse dos países ricos. Ainda hoje se fecha os olhos a ditadores, se pisca o olho a corruptos e se sorri a governos sem eleições.
Então, porquê tanta preocupação por a China fazer exactamente o mesmo que sempre fizemos?! Para os africanos, os chineses não são piores do que os outros. Para americanos e europeus são forte concorrência na partilha do bolo africano. Só por isso é que falam agora tanto em direitos humanos.
«25ªHORA» - «24 horas» de 15 Fev 07

Etiquetas: