27.3.07

«ACONTECE...»

Ai Portugall Portugall

AS ÚLTIMAS EDIÇÕES da “Newsweek” têm trazido um anúncio, de cima abaixo de página par, convidando à participação mundial na próxima cimeira sobre Viagens e Turismo em Lisboa (10-12 de Maio). Este investimento – do Turismo de Portugal, entre outros – é oportuno e bem feito. Trazer para Lisboa um dos mais importantes eventos, sobre um dos mais importantes factores da economia portuguesa, é obra. E aplicar dinheiro na sua promoção, é inteligente e apropriado.
Fica por saber, no entanto, se a péssima ideia de borrar uma das nossas marcas mais firmadas em todo o mundo – Algarve – em vésperas da dita cimeira, foi distracção ou pura asneira. Anunciar com estrondo a nova designação Allgarve precisamente quando estão a chegar os maiores decisores e investidores turísticos do planeta, não só vai enfurecer ainda mais os próprios empresários algarvios como pode perturbar, na pior altura, a solidez de um “label” estabelecido.
Allgarve – que, traduzido à pele quer dizer “Tudo Garve” – é bacoco e, no mínimo, incompetente. Não se relançam marcas tocando-lhes no seu símbolo, mas acrescentando algo de novo à mensagem da sua imagem. Há anos, por exemplo, isso foi feito com felicidade e engenho quando os “freeshops” dos nossos aeroportos mandaram estampar sacos de plástico com letras em cores berrantes (legíveis a dezenas de metros) que diziam: “GOOD BUY PORTUGAL”. Um elegante e bem achado trocadilho entre o “good bye “ (adeus) e o “good buy” (boas compras) que não beliscava a marca (Portugal), antes lhe acrescentava frescura e apelo. Chama-se a isso criatividade publicitária.
Agora “Allgarve”? Que imperscrutável motivação semântica, semiótica ou apenas salivar jaz sob tão pacóvia elaboração? Disseram-nos que tinha havido ali dedo (leia-se cabecinha) de importantes consultores – estrangeiros e tudo! – a quem seriam devidas solenes homenagens por serem quem são, entre as quais homenagens se inclui o dever de silêncio respeitoso em caso de discordância. Disseram-nos mais: que a surpreendente proposta fora discutida e aceite à volta de uma mesa… portuguesa (com certeza?). Ó tristes figuras. Ai Portugall, Portugall !

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10 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Curiosidade histórica:

No pedestal da estátua de D. José está um medalhão com a efígie do Marquês de Pombal. Mas houve uma altura em que o que lá figurava era a imagem de um navio (podem ver-se as duas versões nas maquetes que estão no Museu da Cidade de Lisboa, no C. Grande).

Conta-se que o Marquês, desagradado (porventura já tinha caído em desgraça), comentou:

- Ai Portugal, Portugal, que vais à vela...!

27 de março de 2007 às 13:33  
Anonymous Anónimo said...

O verdadeiro drama de Manuel Pinho é que nem sequer se apercebe das tristes figuras que faz.

É o primeiro responsável pela demolição da Casa de Garrett (de que é proprietário), é o tonto apanhado a 212 km/h (na mesma semana em que o Ministro do Ambiente quer que se ande a 118), é o parlapatão que vai dizer aos indianos e aos chineses que temos mão-de-obra barata...

Mas, se calhar, Sócrates precisa de ter no governo algumas destas "pérolas-parolas" para brilhar.

27 de março de 2007 às 13:40  
Anonymous Anónimo said...

Não era preciso "fulanizar" o assunto. O homem tem feito bom trabalho, embora seja desajeitado. O que está em causa, e parece que foi isso o que se apontou, é a nossa eterna saloiice, de cócoras diante dos tais consultores. Viram a senhora loira que ajeitou o microfone do ministro na conferência de imprensa? Parecia que era a dona da casa. E devem ter ganho uma pipa de massa com o tal All garve. Aí é que bate o ponto, não é na multa de velocidade do Manuel Pinho. Digo eu e não me assino porque agora é politicamente incorrecto dizer bem do governo.

27 de março de 2007 às 18:04  
Anonymous Anónimo said...

Pois... Mas, "como diz o outro", «isto anda tudo ligado», e que o homem é grunho, é...

Ainda recentemente o Prof. MRS pôs o dedo na ferida:

- Manuel Pinho é uma pessoa que tem dificuldades de expressão. ota-se que é uma pessoa que lê pouco...

27 de março de 2007 às 18:13  
Anonymous Anónimo said...

Acho desmedido fazer de um simples trabalho de marketing uma discussão sobre cócoras e dignidade nacional. E eu assino-me.

27 de março de 2007 às 18:13  
Anonymous Anónimo said...

Claro que não morre ninguém, claro que não é nada de grave, etc. etc.

Sucede apenas (e isso é do senso-comum) que é preciso ter algum cuidado ao fazer jogos de palavras com nomes de pessoas e de povoações.

É das tais coisas, como dizia o Mário Castrim e o Solnado, com que não se deve brincar de ânimo leve.

27 de março de 2007 às 18:27  
Anonymous Anónimo said...

Tendo nós inúmeras palavras começadas por "AL", a paródia (uma vez começada) arrisca-se a nunca mais acabar: pode vir aí a promoção do Allentejo de Allqueva, etc.

-
Depois, o pessoal da Serra da Estrela talvez queira fazer uma campanha com a «Saw of the star», e por aí fora.

Duarte

27 de março de 2007 às 18:45  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Já agora, aqui deixo uma história verídica:

Em Macau, fui uma vez apresentado a um chinês que quis tomar nota do meu nome num papelinho.

A tarefa não se mostrava fácil, e apercebi-me de que o problema é que ele procurava desesperadamente equivalências fonéticas para "Ri-bei-ru".

Por fim, e como nunca mais saíamos dali, traduzi "Ribeiro" por "Little river", e isso foi o suficiente para que o homem, com um «Ahhh!» e um rasgado sorriso, lá escrevesse o "meu nome".

Se o fez em mandarim ou em cantonês, ainda hoje estou para saber...

27 de março de 2007 às 18:58  
Anonymous Anónimo said...

www.tsf.pt
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Mendes Bota denunciou hoje que a marca «Allgarve» já existe na Internet, pelo que considerou «lamentável» que o Estado pague a criativos que lhe venderam «um produto que não é original».

Num requerimento ao Ministério da Economia, entregue no Parlamento, o deputado social-democrata, eleito pelo Algarve, pergunta se «perante a situação aqui e agora denunciada, já considera ou não ser insustentável continuar a campanha nestas condições».

Mendes Bota revelou que o nome «Allgarve» - nome de um programa de eventos de promoção turística anunciado dia 16 em Lisboa - já existe desde 27 de Outubro de 2004 no sítio da Internet www.allgarve.biz.

Entretanto, o cidadão holandês que detém o sítio www.allgarve.biz, Klaas Eggens, assegurou que não tinha conhecimento da existência de uma campanha com o nome «Allgarve», mas garantiu que o seu domínio na Internet foi registado «há quatro ou cinco anos».

28 de março de 2007 às 09:49  
Anonymous Anónimo said...

Isto ainda vai dar uma allgaraviada, vão ver. Olha se meia dúzia de profissionais de turismo algarvios fazem uma manifestação de protesto bem humorada à porta do tal Congresso de Maio! Tinha graça!

28 de março de 2007 às 10:06  

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