O MÁGICO HOUDINI
Por Carlos Fiolhais
HOUDINI (nome artístico de Ehrich Weiss, nascido em Budapeste, Hungria em 1874 e falecido em Detroit, EUA, em 1926) foi um dos maiores mágicos de todos os tempos. Especializou-se em libertar-se de algemas e em aguentar-se dentro de água. Fazia até as duas coisas ao mesmo tempo: libertar-se de algemas dentro de água. Morreu devido a um soco de um espectador, um boxeur amador, que o golpeou subitamente no abdómen nos bastidores de uma das suas sessões.
Ao contrário do que é costume entre os mágicos e ilusionistas, Houdini revelou muitos dos seus truques em vários livros de que foi autor. Eram conhecimentos de ciência, em particular de física, que lhe permitiam criar a ilusão. O mágico envolveu-se em polémicas públicas com espiritualistas e charlatões, o mais famoso dos quais foi o escritor Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes. Fez parte de um comité da revista "Scientific American" que ofereceu um prémio, nunca concedido, a quem conseguisse provar poderes sobrenaturais. Foi por isso o antecessor de mágicos como James Randi que, juntamente com cientistas, têm modernamente desmascarado todo o tipo de intrujões.
Etiquetas: CF
1 Comments:
Embora Conan Doyle fosse um adepto do espiritismo, sabia que havia muita vigarice nesse meio.
Travou, pois, uma luta para o que era, a seu ver, a "separação do trigo do joio", e fez o que pôde para desmascarar "aldrabões".
Pouca gente conhecerá o seu livro «A Terra das Brumas», escrito em 1926 (quatro anos antes da morte do autor), que foi aqui referido em http://sorumbatico.blogspot.com/2006/07/ainda-conan-doyle.html
Enviar um comentário
<< Home