«O juiz decide» - Passatempo com prémio
O ESCRITOR POLACO Henryk Sienkiewicz (1846-1916), autor do ultra-famoso Quo Vadis e prémio Nobel da Literatura, escreveu também vários contos, num dos quais há uma cena que se presta muito bem a um "passatempo com prémio" acerca da Justiça:
Um rico lavrador viu um dia a sua propriedade ser invadida pelos bois de um camponês, tendo os animais passado uma noite inteira a comer o que encontraram a jeito. O caso veio a originar um delicado conflito, pois tudo se resumiria a um problema de invasão de propriedade (agravado pelo prejuízo no pasto) se não tivesse acontecido os bois morrerem todos na manhã seguinte, comprovadamente devido ao trevo que comeram.
*
Pois bem; o Sorumbático premiará, com um livro policial (ver comentário-2), o primeiro leitor que responder às duas perguntas seguintes:
Quem é que foi condenado - o dono dos bois, o proprietário do pasto, ambos, ou nem um nem outro? E com que argumento?
*
Actualização: o passatempo terminou com a resposta dada por 'Melo', a quem já foi enviado o livro que, entretanto, escolheu.
Etiquetas: CMR, Passatempos
7 Comments:
Não há nada a opor se a resposta for dada por alguém que já tenha lido o conto onde a história vem.
Nesse caso, pede-se que indique o respectivo título.
Livros possíveis:
«A Fera Tem de Morrer» (Nicholas Blake)
«A Fuga» (Terry Deary)
«O Tempo de Anais» (Simenon),
«Betty» (idem),
«A Prisão» (idem)
«Assassinos a Frio» (Chester Himes)
«Mortalha para uma Enfermeira» (P.D.James)
«Um Crime no Expresso do Oriente» (Agatha Christie)
«A Sangue Frio» (Truman Capote),
«"C" de Cadáver» (Sue Grafton)
Ambos apresentaram queixa contra o outro. Ganhou o dono de bois porque a sua perda foi maior do que a do dono da propriedade invadida.
Melo,
Sim, ganhou o dono dos bois.
O "tribunal-da-treta" considerou também que a culpa da morte dos animais foi do dono do terreno, pois "se ele tivesse lá cultivado outra coisa, os bichos não tinham morrido"...
NOTA: A história faz parte do conto «O Senhor Secretário». Com ele, o autor pretende ridicularizar a sociedade rural - pelo menos aquela onde se passa a história.
--
Escreva então (nas próximas 24 horas) para sorumbatico@iol.pt, indicando qual o livro pretendido e morada para envio.
O passatempo do dia 6 ficou esquecido?
R. da Cunha,
A primeira fase do passatempo «O Ilustre Dr. Mateus» (julgo que a sua pergunta se refere a ele) teve como vencedores "Luís" e "Mr. Shankly", como lá se indica.
A segunda fase, que está em curso, premiará apenas um deles, e será decidida no dia 13.
Peço desculpa por voltar aqui. De facto, o 'passatempo' a que me referia é o problema colocado por Nuno Sousa, no Humor Antigo, que apenas dois comentadores abordaram.
Enviar um comentário
<< Home