29.5.08

Como é que eles fazem?

ESTAS DUAS FOTOGRAFIAS são uma pequena amostra de uma colecção de muitas dezenas tiradas pelo leitor Luís Bonito, actualmente a residir na Alemanha - ver [aqui].
Ao ver estas imagens (de um país por onde em tempos também andei - e durante muitos meses), volto a colocar a mim mesmo uma questão:
Como é que esta gente consegue viver sem ser permanentemente atafulhada em automóveis - e ainda se orgulha da sua qualidade de vida?
Têm bons transportes públicos? Têm ciclovias? Incentivam o teletrabalho? Compartilham os carros nas deslocações rotineiras? Têm autarcas e governantes que se preocupam com isso? Não endeusam o automóvel como símblo de status?
Decerto será um pouco disso tudo. Mas, principalmente, - pelo menos de uma forma geral, e isso posso testemunhá-lo - têm outra mentalidade...

Etiquetas:

5 Comments:

Blogger Blondewithaphd said...

Das ist Heimat für mich!

29 de maio de 2008 às 16:35  
Blogger Vasco Miguel Casimiro said...

Caro CMR,

Tocou na questão essencial, MENTALIDADE, não é fácil mudá-la mas é urgente a sua alteração e renovação, esperança numa juventude mais preocupada com o ambiente, esperança numa juventude "verde" e ecológica.

Cumprimentos e parabéns pelo excelente espaço que é este "Sorumbático"

Vasco Miguel Casimiro

www.vascocasimiro.blogspot.com/

29 de maio de 2008 às 17:50  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Vasco,

Eu trabalhei quase 30 anos numa empresa.
Quando, mais recentemente, começaram a aparecer exigências de segurança, higiene e qualidade, o responsável por elas,sentenciava, muitas vezes (desesperado com as resistências com que se deparava):

«Ao contrário do que diz o ditado, a última coisa a morrer não é a 'esperança', mas sim a 'mentalidade'»

29 de maio de 2008 às 19:05  
Blogger Vasco Miguel Casimiro said...

Caro CMR,

Os hábitos, por vezes, estão de tal forma entranhados nas pessoas que é praticamente impossível mudar. Contudo, com novas gerações existirá realmente "esperança" em modificar mentalidades. Esperemos que sim :)

Vasco Miguel Casimiro

29 de maio de 2008 às 19:38  
Blogger Pena Escarlate said...

Lá estamos nós sempre a dizer mal do que é nosso, apre! Olhem que lá fora as coisas também não andam assim tão bem, que eu bem vejo na televisão, tudo à cachaporra...
Se estamos à espera de outra geração, bem podemos esperar calmamente sentados. Nada melhor para mudar algumas mentalidades do que algumas chibatadas, de preferência na praça pública para nos ajudar a passar o tempo...

30 de maio de 2008 às 10:35  

Enviar um comentário

<< Home