3.12.08

D. Francisco

Por Joaquim Letria
FEZ AGORA 400 ANOS que nasceu em Lisboa D. Francisco Manuel de Melo, uma das maiores figuras das letras portuguesas e castelhanas, já que escrevia em ambos os idiomas e nos dois foi dos maiores.
Os espanhóis, que o equiparam a Quevedo, de quem foi amigo, homenagearam o criador desse excepcional texto chamado “História dos Movimentos e Separação da Catalunha”. Nós deitámos fora o autor do “Auto do Fidalgo Aprendiz” e dessa obra-prima chamada “Carta de Guia de Casados”...
Guilherme d’ Oliveira Martins, com ironia, interrogava se teriam chegado até nós as intrigas e más vontades que levaram espanhóis e portugueses a atirarem aquele dilecto matemático, exímio espadachim e ilustre militar e diplomata para as masmorras.
Só na torre de Belém passou D. Francisco 11 anos, antes do degredo no Brasil, a contas com tramas e insídias. 400 anos depois, Portugal deveria transformar aquela vida infernal na existência romântica e aventurosa de um génio das suas letras. Mas hoje, infelizmente, em Portugal ninguém o lê. Os espanhóis bem poderiam fazer um filme…
«24 Horas» de 3 de Dezembro de 2008
NOTA (CMR): em vão procurei hoje a referida obra em várias livrarias de Lisboa. Ela está, no entanto, disponível gratuitamente, em formato PDF, [aqui].

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger joão boaventura said...

A este propósito, em especial à obra do autor, "História dos Movimentos e Separação da Catalunha", elucidativo e com interesse o blog aikicoisa.

3 de dezembro de 2008 às 23:29  

Enviar um comentário

<< Home