16.2.09

O mau uso do português

Por Alice Vieira
PRONTO, LÁ VOU EU bater outra vez no ceguinho do costume, mas que é que querem, estas questões do mau uso da nossa língua, ou de um certo desamor com que ela é tratada - a sério que me tiram do sério (como se diria certamente numa qualquer telenovela brasileira onde, regra geral, se fala bem melhor português do que nas nossas…).
Eu sei que para a maior parte das pessoas isto não tem importância rigorosamente nenhuma, não nos vai tirar da crise, não vai resolver o problema do desemprego, nem sequer nos protege do buraco do ozono.
Mas a língua portuguesa é património nacional — e se andamos sempre todos tão entusiasmados em votações para eleger o melhor monumento, ou a maior maravilha do mundo, por que não nos lembramos de defender com igual vigor a utilização correcta da língua que, afinal, é o que a todos nos une? (...)
Texto integral [aqui]
NOTA (CMR): Desidério Murcho, no DE RERUM NATURA, publicou duas crónicas em que, no essencial, defende que a língua portuguesa não é tão importante quanto por aí se diz. Embora eu não concorde com ele - ou por isso mesmo... - sugiro a leitura da mais recente - [aqui]. Afixei lá, em comentário, um extracto da Carta a Madame S., em que Eça escreve, pela pena de Fradique... - bem, o melhor é ler [aqui].

Etiquetas: ,