25.3.09

COMO passatempo simples, sugere-se que se prove a seguinte afirmação relacionada com o jogo-do-galo:
«Se o 1.º jogador colocar o seu símbolo numa das 4 casas dos cantos (1, 3, 7 ou 9), o 2.º jogador só terá algumas hipóteses (mesmo assim, apenas de empatar) se 'responder' na casa do centro (a 5).
Caso contrário, o 1.º jogador (desde que tenha alguma atenção) ganhará sempre».
NOTA: dado que os 4 cantos são equivalentes, sugere-se que se imagine que o 1.º jogador, o A, dá início ao jogo na casa 1. Qualquer que seja a 'resposta' dada por B nas casas 2, 3, 4, 6, 7, 8 ou 9, ela permite uma contra-resposta do jogador A que leva este a ganhar sempre (desde que não se distraia...). Em "comentários" documenta-se, com um exemplo, a excepção que consiste em B fazer a sua 1.ª jogada na casa 5.

11 Comments:

Blogger Unknown said...

Se o jogador 2 "responder" na casa do centro (desde que seja jogado correctamente entre os dois jogadores), este jogo dará vitória ao jogador 1.
Pois por regra geral, quem começa "ganha" sempre; se o jogador 1 iniciar o jogo num canto qualquer e deixa o adversário dirigir o jogo (considerando que joga ao centro), iremos ter uma sequencia do genero:
X| |
| O | sendo X = jog 1
| |

o jogador 1 poderá ganhar de imediato se:

X| |
| O |
| |X

fazendo assim o jogo terá sempre a vitória GARANTIDA.

Caso contrário, o jogador 2 jogue fora da casa central, poderá dar empate (considerando que não há nenhuma anomalia nas jogadas)


Não sei se me fiz entender, mas penso que seja isto o pretendido (ou entao nao)

Um abraço

25 de março de 2009 às 21:17  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Para ver se é verdade ou não, o melhor será experimentarmos fazer um jogo entre nós os dois.
Sugiro o seguinte método simples:

As jogadas do Nuno serão referidas como N1, N2, N3, etc

As minhas serão referidas como C1, C2, C3, etc

Cada um de nós faz uma jogada. O Nuno começa, com a jogada num extremo e eu respondo na casa do meio:

N1 ... casa 1 (p. ex.)
Eu, então, respondo:
C1 ... casa 5

___

Agora o Nuno jogue, dizendo em que casa será a sua próxima jogada (chamar-lhe-emos N2).

Eu depois 'responderei'.

25 de março de 2009 às 21:37  
Blogger Unknown said...

N9 - casa 9

25 de março de 2009 às 21:38  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

OK, (a essa jogada vamos chamar antes N2, por ser a 2ª jogada do Nuno).

Assim, N2 ... casa 9

Respondo com C2 ... casa 4

25 de março de 2009 às 21:44  
Blogger Unknown said...

Sr. Carlos... já sei :(

o jogador 2 só ganha, caso jogue num canto. Supondo que o jogador, joga na casa 1, o jogador 2 na casa 5, o jogador 1 na casa 9 e finalmente o jogador dois na casa 7 ou 3.

Já percebi!

25 de março de 2009 às 21:54  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Resumindo o nosso jogo:

N1 .. 1
C1 .. 5

--

N2 .. 9
C2 .. 4

Assim que chego aqui, ameaço fazer linha 4-5-6.

para que isso não aconteça,

N3 ... 6
_

A seguir, perante a ameaça de N fazer a coluna 3-6-9:

C3 .. 3

_

Depois, perante a ameaça da diagonal 3-5-7:
N4 .. 7

__

Perante a ameaça de linha 7-8-9

C4 .. 8

__

Perante a ameaça de coluna 2-5-8:

N5 ... 2

O jogo acabou empatado.

_________

(Até amanhã!)

25 de março de 2009 às 22:03  
Blogger Unknown said...

Pois tem razao!

Eu apenas vi-me na pele do jogador 1 e o melhor jogo para mim :P

25 de março de 2009 às 22:06  
Blogger Mg said...

É verdade, sim!

Se na jogada inicial escolher um dos extremos e o meu opositor não apostar na casa central, em 3 jogadas (no máximo, 4), e continuando eu a jogar nos extremos, ficarei com 2 hipóteses de concluir o jogo e o meu opositor com apenas uma para me bloquear.

Já não jogo isto há algum tempo, mas é a minha estratégia predilecta, que, de tão fácil, já perdeu a sua piada, e daí, talvez, algum desinteresse pelo jogo.

Claro que um joguinho online seria sempre bem-vindo...

25 de março de 2009 às 22:21  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Mg,

O jogo-do-galo é uma espécie de 'falso jogo' pois as hipóteses não são iguais para ambos os lados.
Além disso, quem lhe conheça as manhas nunca perde (ganha ou empata).

Há muitos outros jogos assim (alguns mais engenhosos e enganosos).

25 de março de 2009 às 22:25  
Blogger Mg said...

Sim!

Só ganhará um, se contar com a boa vontade do outro.

Mas note que em 3 jogadas minhas nos extremos fico com 3 hipóteses de fazer linha.

Basta que o meu opositor desperdice uma das suas jogadas, nao me bloqueando, para à 4ª cruz no tabuleiro sair vencedor.

A aposta nos extremos trás uma dupla vantagem: permite-me fazer linha na horizontal (ou vertical) e na diagonal.

25 de março de 2009 às 22:30  
Blogger Mg said...

Já agora: a aposta do jogador n.º2, para jogada inicial, na casa 5, implica que a vantagem da linha em diagonal, (que referi anteriormente),desapareça.

A partir daí, é relativamente fácil controlar as "operações" no sentido de, pelo menos, empatar o jogo.

25 de março de 2009 às 22:34  

Enviar um comentário

<< Home