Entrevista empolgante
Por Antunes Ferreira
O QUE SE PASSOU ONTEM no Jornal de Sexta da TVI foi uma cena inqualificável. A entrevista feita por Manuela Moura Guedes a Marinho Pinto foi a demonstração perfeita do que por aquelas bandas televisivas acontece no «tempo de informação» do penúltimo dia de cada semana. Pior é difícil que volte a acontecer. Isto, se José Eduardo Moniz não voltar a aparecer no ecrã a defender o que é indefensável: a esposa e o (dito) noticiário. De resto, volto atrás na intenção de não qualificar o ocorrido: foi uma peixeirada, sem adjectivos, aliás desnecessários. (...)
Texto integral [aqui]
Etiquetas: AF
20 Comments:
Não consigo ver o "telejornal" da TVI. Não sei porque (ou, se calhar, até sei..), mas não consigo.
No entanto, a noticia já corre mundo e já tive a oportunidade de assistir ao espectáculo.
(Para quem ainda não viu: http://www.youtube.com/watch?v=tJifiwOvw-Y&feature=player_embedded )
Apetece-me perguntar o seguinte: sendo a entrevista (que desconheço se chegou, efectivamente, a existir)sobre a Ordem dos Advogados e, julgo, sobre a Justiça, e sendo a Justiça Portuguesa (sobre a Odem não me pronuncio) uma peixeirada, ou, se preferirem, uma palhaçada, não se pode considerar que acabou por decorrer tudo dentro da normalidade?
Mg,
OK, acabei de a incluir no post.
Curiosamente, e no que toca a factos – e apenas a esses – o JN da TVI não tem sido atacado com consistência.
No entanto, o estilo insuportável de Manuela Moura Guedes faz com que se diga dela o mesmo que se diz de alguém que, embora com razão, desata a insultar e a agredir o adversário.
«Perdeu a razão ao fazê-lo» – diz-se.
E, na realidade, até pode não ter perdido a razão; simplesmente, a forma assumiu primazia sobre o conteúdo.
Ora, se com Marinho Pinto se passa o mesmo – com frequência -, imagine-se quando se juntam os dois!
Mas o que é isto? O que é isto?...
Um julgamento sumário?
E quem é este Marinho Pinto? Um talibâ?
Cuidado com este homem! Com todo este ódio, este rancor, ainda faz "explodir" o edifício da justiça deste país...
"O QUE SE PASSOU ONTEM no Jornal de Sexta da TVI foi uma cena inqualificável."
Ou será que isto é só fumaça, para enganar, para iludir?
Na verdade, MP é um "atacador" feroz dos poderosos, em abstracto, mas defensor tenaz dos poderosos concretos...Em nome da justiça que lhes deve ser feita, o que vai, sempre, contra a a justiça, tal como existe...
Salvo o devido respeito aos bons profissionais que a tvi tem, é uma vergonha que não se consiga ver a entrevista toda para se perceber que aquela senhora é completamnete aberrante. Quando Marinho Pinto, tentava explicar qualquer afirmação/acusação da Jornaleca, esta cortava a argumentação. QUEM diz que ele perdeu A RAZÃO É PORQUE NÃO LHA QUER DAR... a RAZÃO NÃO SE PERDE. EXISTE OU NÃO.o SENHOR foi incisivo, firme e muito claro e nunca incorrecto com aquela senhora, que ao contrário dele fez insinuações deploráveis... A Manuela estava a criar-me caspa com tanta imundice que saía da sua boca.Minha senhora, DEIXE A OPINIÃO PARa quem ouve as entrevistas.Chego a ter pena da pessoa que se tornou... Não se arvore em sapiente..é que os outros não são estúpidos. Disto estamos nós cheios!..Marinho..Deus te dê muita saúde; admimiro-te Profundamente.!!!!! DEste-me um final de semana melhor que um spa...ah!...ah...ah...,
Não há dúvida que a melhor maneira de combater "uma peixeira" é "peixeira-e-meia" e, como espectador, não desgostei de ver M.Pinto a desancar a senhora (?)
Agora, se é isso que os advogados esperam de quem os representa... é essencialmente com eles.
(Estou a ver se encontro, para afixar, a versão completa da entrevista)
O vídeo que estava afixado foi substituído por uma versão mais completa.
Consegui encontrar uma versão mais completa da entrevista. Ajuda a consolidar a ideia (apesar do estilo não agradar a todos)de que Marinho Pinto apenas disse o que muita gente apenas pensa.
http://www.youtube.com/watch?v=wZLaLO-tTJU
I Parte
Que espectáculo degradante
de um dirigente alterado,
com uma postura pedante
a berrar todo desvairado!
A falta de postura
totalmente inaceitável,
reflecte a estéril cultura
dessa gente tão respeitável.
II Parte
O poder absolutista
não tolera oposições,
esta ideologia autista
é repleta de aberrações!
A boca quer arrolhar
a todos os opositores,
isto é uma forma de malhar
típica dos ditadores.
Calado não quer estar
o mexilhão advogado,
para poder dissertar
sobre o que está estragado.
Infelizmente, o baixo nível da D. Manuela faz com que as pessoas acabem por acarinhar quem se lhe opõe. Como "ela estava a pedi-las" (o que é verdade!), aplaude-se M. Pinto e esquece-se o essencial:
Se nos conseguirmos abstrair do estilo e da peixeirada, poderemos atentar no essencial, que foi dito no início da entrevista.
Marinho Pinto continua a argumentar (como o faz António Costa até à náusea) que o caso Freeport nasceu de uma denúncia ilegal. A partir daí (o que parece ser verdade) mais nada lhe interessa. Tudo o que sucedeu depois disso (mais o que a pouco e pouco se vai sabendo, a grande custo) é como se não existisse.
É também interessante ouvir o que ele diz sobre Lopes da Mota.
Diga-se o que se disser e independentemente dos gostos de cada um (e eu não sou simpatizante e muito menos "fã" de MMG), a "estrela" da noite foi o bastonário da Ordem dos Advogados. Estrela cadente, sem fulgor nem brilho. Qual cavaleiro saído da idade do cacete, agressivo, violento, virulento, como sempre truculento. Um espectáculo lamentável...que nada tem a ver com coragem nem com bravura. Um caso típico, apenas e só, de má-criação...Incendiado pelos holofotes do estúdio, pelo seu incontrolado narcisismo mediático, por uma ambição desmedida de protagonismo, o “convidado” perdeu a compostura e emocionado, perdeu a razão…Se tal tivesse acontecido frente a um macho e poderoso, até que o Pinto mereceria ser armado cavaleiro. Assim, ficou-se pela “triste figura”…
Lamentável e vergonhoso para quem tem na sociedade, mais responsabilidades e mais obrigações que o comum dos franganotes…
Marinho Pinto é daquelas pessoas que eu gostaria de ter ao meu lado - por exemplo - num conflito com um taxista do aeroporto de Lisboa.
No entanto, para representante máximo da minha classe profissional escolheria, decerto, pessoa com outro perfil.
Quando o que se escreve mexe com as pessoas - é excelente. Tantos comentários e tantas opiniões dão-me satisfação.
Isto porque, para mim, todas as observações são bem vindas. Mesmo que sejam discordantes. Sobretudo que sejam discordantes do que eu escrevo. É isso a Liberdade
. É isso a Democracia.
O Senhor Paulo Carvalho Matos é o dono do café-padaria que se encontra a uns escassos cem metros de minha casa. Vá lá, 150...
Hoje, como todos os sábados, cerca do meio-dia, fui já comprar o pão para o almoço. E, quando me viu, o Senhor Matos, que não é dado a blogues, mas sabe das minhas andanças, perguntou-me se vira «aquela coisa» na TVI. Disse-lhe que sim.
«Estavam bem, um para o outro. Mas aquela "gaja" (e saltaram mais uns qualificativos impublicáveis...), aquela "vaca" levou nas trombas. O advogado chegou e sobejou para ela. Uma fdp daquelas até merecia levar muitas mais. Só se perderam as que cairam no chão!!!»
Uns quantos fregueses, bastantes, acompanharam o Senhor Matos, e lançaram epítetos à «Manelinha, desde que fez a plástica parece o Frankenstein». Cada cor seu paladar e ao gosto do freguês...
Um advogado que por ali pára, que conheço bem, porque até foi meu colega no Camões e na Faculdade, disse mesmo: «Não gosto do Marinho. Mas, desta vez, encantou-me; fiquei satisfeito». E resumiu: «Marinho, 5 - Manuela, 0».
Chamem-me o que quiserem, mas estou de acordo.
NB - O estabelecimento é na rua onde moro, a José da Costa Pedreira, ali à Alameda das Linhas de Torres, mesmo em frente ao portão do Pulido Valente. Para que não haja dúvidas. O nome não digo, poderia ser considerado PUB e ninguém me pagou para isso. Nem paga. Nem pagará.
Carlos
Desculpa este ocupar de espaço, quiçá um tanto abusivo, mas o aditamento é para ti.
Tu não escolherias este representante de classe porque não corresponde ao perfil para tal função; mas a maioria dos advogados, nas urnas, e por voto secreto, escolheu-o.
Um abração
De facto quem não viu aquela "intervenção" na TVI, perdeu um bom espectáculo de "borla"...É que não são todos os dias que a estação do JEM nos presenteia com uma cena daquelas ( mas à 6ª feira é sempre bom..) porque a MMG ao que parece não apresenta o JN em fim de semana!Mas enfim, ela até tem as costas quentes! Desacredita-se cada vez mais um jornalismo que deveria ser sério, desacredita-se ainda mais a justiça, e eu penso que o estado caótico a que chegámos, nos irá cada vez mais proporcionar cenas destas! Só espero agora ver o que vai sair da boca do Olveira e Costa na AR...podiam lá mandar a MMG fazer a reportagem.
MP é um ordinário sem classe para o cargo. Quem votou nele deve estar bem arrependido...
MMG, aparentemente odiada, é a que mais audiências consegue.
Este episódio encheu as medidas dos caceteiros ávidos de sangue e invejosos do sucesso da jornalista.
Os jornais e blogues parecem satisfeitos por mais um caso...
Está visto que perante uma peixeirada há gente que prefere "escolher um lado" em vez de protestar contra o espectáculo, em si mesmo degradante.
A ideia de que MMG e MP "estiveram bem um para o outro" é triste mas verdadeira.
Já não me dou ao trabalho de ver a TVI há muitos anos. Desde que se tornou numa televião popularucha...
...aliás, nem a tenho programada no meu receptor de televisão...
Mas se é para ver coisas destas, tenho de começar a ver. Afinal, isto sim, é televisão com estilo, com classe, com rigor, com isenção, com qualidade...
Isto sim, são coisas que dignificam quer a classe jornalistica, quer a ordem dos advogados.
Claro que compreendo o MP. Eu no lugar dele teria feito, provavelmente, pior. Mas claro, isso sou eu que tenho um mau feitio do caraças...
...e não represento ninguém a não ser eu próprio...
...e sou tão contraditório que às vezes nem me revejo em mim.
Por outro lado, Claro que compreendo a MMG. Afinal é um simbolo em Portugal. É um exemplo. Pena que não seja um bom exemplo.
É que se ela tem assim tanta vontade de defender as suas opiniões, se calhar era bom pô-la no painel de comentadores da estação, em vez de estar na redacção...
Mas isto, claro, são opiniões meramente pessoais...
Enviar um comentário
<< Home