29.7.09

O mérito e o método

Por Joaquim Letria

DEPOIS DA APRESENTAÇÃO do Relatório do Governo “Digital Britain”, a Grã-Bretanha procede a uma intensa e vasta reflexão acerca de todo o campo de instrumentalização mediática. Com a particularidade de, desde 1929, haver o entendimento – lá existe isso mesmo – de que serviço público de TV engloba as estações nacionais, sejam elas públicas ou privadas.

A escassez da publicidade vai fazer a vida negra aos que vivem das campanhas, com particular incidência sobre as privadas ITV e 5 e também a pública Channel 4.
A proposta do Governo é destinar às privadas 3,5% daquilo que a BBC recebe cada ano e que ronda os 4 mil milhões de libras, mas a verdade é que a BBC não tem publicidade e os seus assinantes, pagando a taxa, mantêm a sua qualidade e independência. Diferença vital entre uma TV de Estado como a RTP e uma TV pública como a BBC, a americana PBS e mais umas quantas por esse mundo fora.

O Trust, respeitadíssima entidade que desde sempre defende os interesses dos espectadores e controla a BBC, não concorda com esta proposta. Ironicamente, conservadores e liberais defendem este ponto de vista do Trust e da BBC. E dizem que subsidiar empresas é um auxílio de Estado punido em Bruxelas.

Mas nesta situação há duas notas dignas de crédito. A primeira é o método: mesmo este tema está sujeito a uma consulta pública, o que revela o grau de transparência da vida no Reino Unido. A segunda é o mérito: a adequação dos serviços públicos aos tempos é um processo que não terminará nunca.

«24 horas» de 29 de Julho de 2009

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