16.8.09

CITAC, meio centenário

Por António Barreto

CHEGUEI A COIMBRA em 1960. Ia estudar direito na qualidade de estudante voluntário. Isto é, trabalhava durante o dia na Fábrica Triunfo e estudava à noite ou quando podia. A dispensa de aulas era compensada com a obrigatoriedade de ir às “frequências”, espécie de exercícios ou de exames a meio do ano.

Rapidamente me aproximei do CITAC (Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra). Por três razões simples. Gostava de teatro. Constava que aquele grupo era o mais “progressista”. E o meu amigo António Caeiro, da Régua, mais velho do que eu, levou-me pela mão. Com um argumento decisivo: nesse ano, começava a trabalhar com o nosso Círculo o Luís de Lima. Iria dar um Curso de Teatro aberto a todos os estudantes e encenar peças para o CITAC.

Passei a frequentar o CITAC ao fim da tarde e à noite, naquelas vetustas instalações nas caves da velha Universidade. Era um teatrinho pequeno, fantástico, talvez com 50 lugares. Ali passei o melhor do meu primeiro ano de Coimbra, com muito más consequências, pois claro, para os estudos. (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Amélia said...

Gostei de reviver consigo esta breve história do CITAC.Eu nunca integrei o grupo- mas penso ter assistido, senão a todas, pelo menos à grande maioria das peças que refere.E lembro em particular o Tartufo - em que entrava e contracenava com a Hermínia.Mas eu estava convencida (possivelmente erradamente) que o encenador tinha sido Marcel Marceau- se bem me lembro(mas começo a desconfiar das lembranças)ele até deu um curso de mímica...

16 de Agosto de 2009 16:21

16 de agosto de 2009 às 16:22  

Enviar um comentário

<< Home