9.8.09

Os grandes pontos

JN de hoje

A EXPLICAÇÃO para esta gralha não deve andar muito longe da seguinte: o número em causa é 1,7 milhões, mas o tique saloio de substituir as vírgulas por pontos converteu-o em 1.7 milhões. Finalmente, alguém, lá no jornal, achou que faltavam os dois zeros... e o resultado está à vista.

2 Comments:

Blogger R. da Cunha said...

Quando se ouve os nossos governantes a dizerem X ponto qualquer coisa, que é que se espera? Quando um jonalista escreve "as gramas", referindo-se a peso (as escolas de jornalismo - cursos superiores - não ensinam o português básico?), que havemos de fazer? É, como diz, um certo saloiímo, também). Não falando das percentagens, que não dominam: referem-se a variações percentuais, quando deveriam dizer pontos percentuais. É uma desgraça pegada. Na minha 4.ª classe, 4 erros no ditado do exame dava chumbo.

9 de agosto de 2009 às 23:22  
Blogger dorean paxorales said...

Caro CMRibeiro,

Näo é um tique saloio. Na notacäo científica, o ponto é a forma correcta de separar os dígitos de unidades dos de sua fraccäo. A vírgula, inclusivé, näo tem aplicacäo. A ignoräncia veio provavelmente depois, da forma que V. sugere.

Julgo mais saloio (ou mais americanizado) e mais comum a mania de escrever "bilhäo" ou "biliäo" em lugar de mil milhöes".

Cumps

11 de agosto de 2009 às 12:33  

Enviar um comentário

<< Home