21.9.09

Exomuseu da Natureza

Por A. M. Galopim de Carvalho

EM 1983 FUI DESIGNADO pelos meus pares da Faculdade de Ciências de Lisboa para dirigir o Museu Mineralógico e Geológico, parte importante do Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa, confinado às suas paredes, como ainda é, trinta anos volvidos sobre o grande incêndio de 1978. Um tal vazio e a inexistência de qualquer propósito de recuperação, não obstante as promessas, por parte da tutela, deixaram-me espaço para conceber um outro tipo de musealização que me conduziu, à ideia de um Exomuseu da Natureza.

Concebido como um conjunto de ocorrências naturais, esta estrutura museológica, geograficamente dispersa, é coordenada a partir de uma dada instituição (um museu, uma autarquia, uma universidade, uma fundação) que as identifica, inventaria, e as aceita como “peças” que, como tal, protege, estuda, valoriza e explica ao visitante. (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger o presidente said...

Onde é o lugar da foto?
É em Portugal? Tem parecenças com a Galafura, na Régua, mas só se for de um local que eu ainda não tenha descoberto...
É tão bonito que também quero lá ir! Onde é?

23 de setembro de 2009 às 17:19  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Clique onde diz "texto integral [aqui]"

É nas Portas de Ródão

23 de setembro de 2009 às 17:39  

Enviar um comentário

<< Home