30.9.09

Geração Rodrigues

Por Manuel João Ramos
REDACÇÃO de um aluno do 9º ano de uma Escola Secundária das Caldas da Rainha (recebida por email):
REDAXÃO
O PIPOL E A ESCOLA'
Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola. Pq o aluno tb tem Direitos e se n vai á escola latrá os seus motivos pq isto tb é perciso ver q á razões qd um aluno não vai á escola. Primeiros a peçoa n se sente motivada pq axa q a escola e a iducação estam uma beca sobre alurizadas.
Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima de trásosmontes é munto Montanhoso? Ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina? Ou cuantas estrofes tem um cuadrado? Ou se um angulo é paleolitico ou espongiforme? Hã?
E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem 'os Lesiades''s, q é u m livro xato e q n foi escrevido c/ palavras normais mas q no aspequeto é como outro qq e só pode ter 4 cantos comós outros, daaaah.
Ás veses o pipol ainda tenta tar cos abanos em on, mas os bitaites dos profes até dam gomitos e a Malta re-sentesse, outro dia um arrotou q os jovens n tem abitos de leitura e q a Malta n sabemos ler nem escrever e a sorte do gimbras foi q ele h-xoce bué da rapido e só o 'garra de lin-chao' é q conceguiu assertar lhe com um sapato. Atão agora aviamos de ler tudo qt é livro desde o Camóes até á idade média e por aí fora, qués ver???
O pipol tem é q aprender cenas q intressam como na minha escola q á um curço de otelaria e a Malta aprendemos a faser lã pereias e ovos mois e piças de xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar um gravetame do camandro. Ah poizé. Tarei a inzajerar?

Etiquetas: , ,

6 Comments:

Blogger Despachante said...

Este comentário foi removido pelo autor.

30 de setembro de 2009 às 13:43  
Blogger Paulo said...

Não creio que a culpada disto seja a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues...

30 de setembro de 2009 às 13:44  
Blogger Mg said...

Claro que isto é uma brincadeira, mas, já agora, juntem-lhe estas. Tinha mais (uns JPEG´s supostamente retirados de exames de alguns "iluminados"), mas, entretanto, já foram para o lixo.

Pela sua simplicidade:


Redacção:
Quando eu tiver um mano ele vai chamar-se Herrar, porque Herrar é o mano.


Oceano é onde nasce o Sol; onde ele nasce é o nascente, e onde desce, é o decente.

30 de setembro de 2009 às 13:55  
Blogger João Caldas said...

Parece claro que a redacção não passa de uma brincadeira. A associação do magalhães a este texto reflete o conservadorismo com que hoje se olha para a educação. Não é o magalhães que vai retirar conhecimentos aos alunos, pelo contrário. Ele permite preparar esta geração para uma realidade de software (o conhecimento não pode ficar apenas ao nivel do hardware). As duas vertentes educativas têm,necessariamente, de ser compativeis,sob o risco de prepararmos uma geração de info-ex cluidos. A realidade está, também, na web. Não podemos retirar aos nossos miudos as ferramentas básicas de que vao necessitar para se integrarem num mundo web.

30 de setembro de 2009 às 15:03  
Blogger Joana Luz said...

Também me quer parecer uma brincadeira.... Mas que há alunos que escrevem assim lá isso há! A minha madrinha é professora de História, só tem turmas do 10º ao 12º e eu nem vos conto as aberrações que se escrevem nos testes.... para não falar na língua em que são escritos que por certo não é português apesar de foneticamente faze lembrar. Os alunos não têm culpa que não os ensinem nem lhes tenham incutido o gosto pela leitura. Os pais têm culpa no cartório: 1º porque acham que comprar um consola de jogos mantém as crianças quietas por mais tempo que um livro; 2º porque se demitiram (alguns) de educar que isso é função dos professores. Os professores não se pode exigir que façam omeletes sem ovos, que é como quem diz eles estão lá para ensinar os meninos, a incentivar o gosto pela aprendizagem (ou deveria ser) mas o peso burocrático a que os professores estão actualmente sujeitos também não lhes dá grande margem de manobra para prepararem outro tipo de aulas.... mais dinâmicas. Sei do que falo, pois a minha madrinha dá aulas há cerca de 30 anos e ainda hoje prepara as suas aulas, ou pelo menos tenta com o tempo que os burocratas do seu ministério lhe deixam livre.

30 de setembro de 2009 às 15:30  
Blogger FR said...

Trata-se de uma brincadeira.
É um texto que circula na net à mais de um ano.
Culpar o Magalhães por todos os males deste Portugal, também já me parece uma brincadeira.
Uma brincadeira um bocadinho chata.

30 de setembro de 2009 às 17:02  

Enviar um comentário

<< Home