30.9.09

Portuguesa no topo

Por Joaquim Letria

HÁ UMA PORTUGUESA que ocupa o 9.º lugar de “mulher mais poderosa no mundo dos negócios”, segundo a revista norte-americana “Fortune”.Claro que não estudou em Portugal, quando quis regressar não conseguiu, não trabalha cá e vê o País onde nasceu com a tristeza que muitos de nós sentimos.

Chama-se Maria da Conceição Ramos, é directora-executiva do ABSA, um poderoso grupo financeiro internacional, e nasceu em Lisboa em 1959.Foi, ainda criança, com os pais para a África do Sul, quando estes emigraram, e licenciou-se em Economia na Universidade sul africana de Witwatersrand, aderindo ao ANC, o Congresso Nacional Africano.

Na década de 80, viveu em Londres onde completou um exigente mestrado. Viria a ser Directora-Geral do Tesouro da África do Sul, cargo que ocupou com distinção na vigência do primeiro governo de Nelson Mandela. Hoje, gere com a maior eficiência e rigor o poderoso e influente grupo sul-africano ABSA.

Há males que vêm por bem, Maria da Conceição! Sempre tem aí outro asseio e fez coisas bonitas. Se tem regressado, ou andava nas martingalas no BPN ou no BPP, ou estava a dormir no Banco de Portugal, a ganhar uma fortuna com as finanças dum pequeno e falido país da Europa. O último da escala. Deixe-se estar e venha cá de férias…

«24 horas» de 30 de Setembro de 2009

Etiquetas: