21.12.09

Comunicação Institucional

Por Joaquim Letria

NOS IDOS DOS ANOS 80 fiz, até hoje, bons amigos em Castela. Foi o meu amigo Eduardo Sotillos, então secretário de Estado e porta-voz do Governo, quem me apresentou a Sabino, o chefe do “staff” real, infelizmente desaparecido do nosso convívio, não há ainda muito tempo. Seria ele a guiar-me os passos mais importantes que as minhas funções me exigiram na capital de Espanha.

Conheceria, depois, Juan Cebrian Tello,que razões familiares afastariam da Zarzuela onde foi Chefe das Relações com os Meios de Comunicação da Casa do Rei. E chegou agora a vez de Ramon Iribarren ocupar esse importante e respeitado lugar.

Iribarren, jornalista de 61 anos, licenciado em Ciências Políticas, director-geral das Relações Informativas do Ministério do Porta-Voz do Governo, conselheiro de Imprensa em duas importantes embaixadas e membro do Gabinete do Director do Centro Nacional de Inteligência(CNI), estava agora ligado à Armada.

Por aqui se vê o valor que em Espanha se atribui à informação institucional. Como é para falar verdade, nem a Zarzuela nem a Moncloa se apoiam em chusmas de assessorzecos como as que por cá tão mal deixam ficar essa relevante tarefa.

«24 horas» de 21 de Dezembro de 2009

Etiquetas: