Dois logros do "eduquês"
1. ENSINA-SE, supostamente, a «aprender a aprender». Mas não se ensinam os conhecimentos que os alunos precisam de aprender. Ensina-se, supostamente, a «aprender a aprender» matemática. Mas o que é preciso mesmo é aprender matemática.
O «aprender a aprender» tornou-se moda por soar bem e prometer o «milagre» de se poder aprender tudo sem ter de se aprender nada.
O eduquês substitui o que importa ensinar pelas técnicas e métodos que supostamente permitiriam aprender tudo sem esforço.
Dois exemplos reveladores do logro:
Se eu pretender recrutar um tradutor de inglês, não indagarei se os candidatos sabem «aprender a aprender», mas se sabem, pelo menos, inglês e português.
Se a Carris precisar de um motorista, não perguntará aos candidatos se sabem «aprender a aprender», mas se têm carta de condução e experiência de conduzir. (...)
Texto integral [aqui]
Etiquetas: GV
2 Comments:
CMR,
Olhe que se calhar o mal de muitas "traduções fantásticas" que encontramos por aí (e que o meu blogamigo JAC reúne frequentemente) é que... as criaturas aprenderam a aprender, não sei se a falar, a escrever ou apenas a entender.
Traduzir é que não sabem - mesmo!
RESPOSTA DE G. VALENTE:
«Tem toda a razão, meu Amigo, não imagina as dificuldades que cada vez mais se colocam.
GV»
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