5.7.10

Dois logros do "eduquês"

Por Guilherme Valente

1. ENSINA-SE, supostamente, a «aprender a aprender». Mas não se ensinam os conhecimentos que os alunos precisam de aprender. Ensina-se, supostamente, a «aprender a aprender» matemática. Mas o que é preciso mesmo é aprender matemática.
O «aprender a aprender» tornou-se moda por soar bem e prometer o «milagre» de se poder aprender tudo sem ter de se aprender nada.

O eduquês substitui o que importa ensinar pelas técnicas e métodos que supostamente permitiriam aprender tudo sem esforço.

Dois exemplos reveladores do logro:

Se eu pretender recrutar um tradutor de inglês, não indagarei se os candidatos sabem «aprender a aprender», mas se sabem, pelo menos, inglês e português.
Se a Carris precisar de um motorista, não perguntará aos candidatos se sabem «aprender a aprender», mas se têm carta de condução e experiência de conduzir. (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger XR said...

CMR,

Olhe que se calhar o mal de muitas "traduções fantásticas" que encontramos por aí (e que o meu blogamigo JAC reúne frequentemente) é que... as criaturas aprenderam a aprender, não sei se a falar, a escrever ou apenas a entender.
Traduzir é que não sabem - mesmo!

7 de julho de 2010 às 12:15  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

RESPOSTA DE G. VALENTE:

«Tem toda a razão, meu Amigo, não imagina as dificuldades que cada vez mais se colocam.

GV»

7 de julho de 2010 às 12:32  

Enviar um comentário

<< Home