30.8.10

Ainda o 'chip' para carros de matrícula estrangeira

UMA das formas previstas para cobrar portagens nas auto-estradas portuguesas (nomeadamente nas futuras-ex-SCUT e no caso de carros com matrícula estrangeira) é o aluguer de um 'chip': o condutor irá não-sei-onde levantar um, deixará uma caução, e, quando sair do país, devolvê-lo-á, algures, acertando as contas com o concessionário da autoestrada.

Tudo fácil no papel, mas - além de ter todos os ingredientes para não funcionar - parece-me que, mais uma vez, querem inventar a roda, pois o problema já há muito que foi resolvido noutros lados, como na Áustria e na Suíça.
A foto mostra um selo vendido logo à entrada deste país. Custa 40 FS, e é válido por 365 dias (mesmo que, entretanto, se saia da Suíça) para utilização ilimitada.

NOTA: não perguntei, a quem me facultou esta imagem, se havia selos para períodos mais curtos, mas sei que, na Áustria, os há para 1 semana.

2 Comments:

Blogger Fernando Correia de Oliveira said...

Por razões profissionais, desloco-me quase mensalmente à Suíça e pelo menos uma vez por ano faço-o de carro.
Há doze anos consecutivos que, divididos por três para-brisas de três respectivos carros, colecciono os selos de circulação nas auto-estradas suíças. Há uma única modalidade, anual, e de data fixa - 1 de Janeiro a 31 de Dezembro - se comprar na primeira data tenho direito a usufruir do máximo, se na segunda, de apenas... um dia ou até só horas... mas posso sair e entrar à vontade, desde que o selo esteja em vigor. E. de qualquer modo, até acho barato.
O sistema é claro e muito cómodo - todos os suíços adquirem a "vignete" e todos os estrangeiros que por lá passam também.
Atenção - um problema apenas - aquando da entrada na Suíça, habituar o cérebro a cores diferentes - é que as indicações a azul são para estradas secundárias e as a verde para as auto-estradas...

30 de agosto de 2010 às 23:01  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Obrigado pelo esclarecimento, que reenviei para a pessoa que me facultou a imagem aqui afixada.

31 de agosto de 2010 às 09:19  

Enviar um comentário

<< Home