28.9.10

Econometria da educação

Por Nuno Crato

UMA DAS descobertas mais surpreendente dos modernos estudos sociais quantitativos é a «não existência de uma relação sistemática nem de relações forte entre os gastos da escola e o desempenho dos estudantes». A frase é de Erik Hanushek, um dos principais fundadores da chamada «economia da educação», uma área académica que recorre a métodos estatísticos e a conceitos e modelos de economia para estudar o ensino.
A descoberta é surpreendente e perturbante, pois uma das premissas habituais dos responsáveis educativos é a de que, colocando mais meios à disposição da escola — por exemplo, computadores — ela educará melhor os seus alunos. (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger José Batista said...

Para quem vive a realidade das escolas, é claro que não é a internet nem os computadores que melhoram o rendimento dos alunos.
A internet porque, mal aproveitada, é apenas uma grande lixeira, e os computadores porque, enquanto via de acesso, sendo mal usados, são apenas uma janela de lixo pelas cabeças dentro.
Tenho porém os maiores receios sobre as estatísticas que hão-de produzir-se no nosso país. Pelo menos sobre aquelas que hão-de vir a ser objecto de divulgação... Não sei porquê... Mas tenho.

28 de setembro de 2010 às 16:23  

Enviar um comentário

<< Home